A cidade de Guarulhos marcou um momento histórico neste domingo, 1º de junho de 2025, com a realização da 1ª Conferência Municipal de Capoeira. O evento, promovido pela Liga Guarulhense de Capoeira, presidida por Wescley Tinoco, contou com o apoio da vereadora Fernanda Curti e das secretarias municipais de Igualdade Racial, Esportes, Educação, Cultura e Saúde.
A conferência foi realizada no CME Adamastor e contou com expressiva participação de mestres, professores, alunos, lideranças de grupos, representantes de entidades e membros da sociedade civil. A iniciativa representou um marco na valorização da capoeira em Guarulhos, reunindo diferentes segmentos para debater a construção de políticas públicas voltadas à prática sob suas múltiplas dimensões: cultural, social, educativa e esportiva.
Durante o encontro, foram discutidas e aprovadas oito propostas — duas para cada eixo temático: Cultura, Educação, Igualdade Racial e Esporte. Além disso, um encaminhamento direto foi apresentado pela vereadora Fernanda Curti, cujos desdobramentos deverão ser divulgados em breve à população.
A mesa diretora da conferência foi presidida por Wescley Tinoco e composta por nomes importantes da cidade: a vereadora Fernanda Curti (PT), Ana Célia (representando movimentos de saúde), Dr. Gabriel (OAB), Joildo (Subsecretaria da Igualdade Racial) e Luiza Owhoka (Sincoverg/PT).
A realização da conferência simboliza não apenas o reconhecimento da capoeira como patrimônio cultural afro-brasileiro, mas também o início de um novo ciclo de diálogo e articulação entre poder público, legislativo e sociedade civil.
“A força da capoeira está em sua ancestralidade, na sua resistência e na capacidade de construir pontes. Esta conferência é só o começo de um caminho que vamos trilhar juntos, com respeito, união e compromisso com a história e o futuro da nossa cidade”, afirmou Wescley Tinoco.
0 Comentários