A Prefeitura de Guarulhos realizará na próxima terça-feira (25), das 13h30 às 16h30, o Seminário “Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador”, no auditório da OAB Guarulhos (Rua Ipê, 201, Centro). Aberto ao público, o evento marca o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho, e tem como objetivo sensibilizar a rede de proteção sobre as violações de direitos sofridas por crianças e adolescentes, além de discutir estratégias seguras de inserção no mundo do trabalho, como a aprendizagem profissional a partir dos 14 anos.

A programação contará com palestra do historiador Weber Lopes Góes, mestre em ciências sociais, doutor em ciências humanas e sociais e professor visitante da UFABC, além de presidente do projeto social Meninos e Meninas de Rua, reconhecido por sua atuação na defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

A atividade é promovida pelo Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com a Comissão Intersetorial para a Construção e Monitoramento do Programa de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência – Guarulhos Cidade que Protege, coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos, e conta com o apoio da OAB Guarulhos.

Para Aline Pires, psicóloga e educadora social da Secretaria de Direitos Humanos, o tema exige enfrentamento sério e estruturado. “O combate ao trabalho infantil é complexo. É preciso desconstruir o senso comum de que é melhor trabalhar do que estar na rua. Existem formas silenciosas e difíceis de identificar, como o trabalho doméstico, as oficinas de costura clandestinas e até a exploração sexual, agravada pela localização geográfica de Guarulhos, cortada por importantes rodovias”, destacou.

O seminário se propõe a fomentar o debate, qualificar os profissionais da rede de proteção e estimular o engajamento coletivo em ações concretas para garantir que crianças e adolescentes tenham seus direitos assegurados, especialmente o direito à educação, ao lazer e a uma infância protegida.