Guarulhos foi reconhecida nacionalmente por seu comprometimento com a segurança no trânsito ao receber, pela primeira vez, o Prêmio Destaques Maio Amarelo 2025 na categoria “Ações do Poder Público – Municípios”. A cerimônia ocorreu na noite desta quinta-feira (27), no Millenium Centro de Convenções, em São Paulo, e foi promovida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).
O prêmio é um reconhecimento às iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura durante o mês de maio, voltadas à conscientização da população sobre a importância de atitudes seguras no trânsito. Representando a cidade no evento, o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU), João Araújo, acompanhado da secretária-adjunta Cristiane Ayres, destacou o empenho da atual gestão.
“Foi um grande desafio levar à população a importância da segurança viária, assim como implementar políticas públicas que resgatem o orgulho do guarulhense em viver na cidade. Queremos entregar o que há de melhor até o final da nossa gestão”, afirmou Araújo.
Entre as ações promovidas no município estiveram a abertura oficial da campanha no Shopping Bonsucesso, o Pit Stop Motociclista, atividades educativas na região central, palestras para estudantes de escolas estaduais por meio do programa P.A.R.T.Y., e ações em empresas e secretarias municipais. A campanha também contou com parceria com o Detran-SP, realização da Pedalada do Bem no Bosque Maia, o Projeto Ciclista Seguro, mensagens em painéis digitais, instalação de faixas em UBSs, gravação de podcast temático, iluminação de prédios públicos, entre outras atividades.
Ainda em 2025, Guarulhos passou a integrar a Rede Laço Amarelo, também do ONSV, que articula ações permanentes para a promoção da cultura da segurança viária e o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à redução de sinistros.
A cerimônia reuniu autoridades, especialistas, representantes de empresas, instituições de ensino e entidades da sociedade civil. O Prêmio Destaques Maio Amarelo valoriza iniciativas de diversas esferas — poder público, imprensa, sociedade civil e setor privado — que contribuem efetivamente para salvar vidas no trânsito, destacando-se por sua criatividade, alcance e impacto positivo.
0 Comentários