Durante todo o mês de junho, a Prefeitura de Guararema está realizando uma série de ações de conscientização em alusão ao Junho Violeta, campanha que marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. As atividades são coordenadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Longevidade e têm como objetivo ampliar o debate e mobilizar a sociedade em torno da prevenção e do combate aos diferentes tipos de violência contra a população idosa.
As ações incluem palestras, rodas de conversa, atividades de convivência e distribuição de folders informativos, com orientações práticas e canais de denúncia. As atividades são voltadas especialmente para os grupos acompanhados pelos serviços de assistência social da cidade, como forma de fortalecer a rede de proteção e promover o protagonismo das pessoas idosas.
As atividades acontecem em diversos espaços da cidade, incluindo o Centro de Convivência do Idoso (CCI) “Dácio da Souza Franco”, no bairro D’Ajuda; o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no Centro; e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro Nogueira.
Um dos destaques desta terça-feira (10) foi a realização de encontros nos Centros Socioeducativos (CSEs) Parateí “Carlos Franco Fernandes” e Guanabara “Alcides Antonio Rodrigues”, onde os idosos tiveram papel de destaque ao orientar crianças e adolescentes que frequentam os espaços. A troca de experiências promoveu o respeito intergeracional e reforçou o papel do idoso como agente ativo na construção de uma sociedade mais consciente e solidária.
A campanha Junho Violeta é reconhecida mundialmente e tem como missão alertar para os diversos tipos de violência que afetam os idosos, como negligência, violência física, psicológica, sexual, financeira e institucional. Com as ações, Guararema busca fortalecer a rede de proteção e garantir o envelhecimento com dignidade e respeito.
0 Comentários