Teve início nesta terça-feira (24) o atendimento da Carreta da Mamografia no município de Arujá, ação do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura. O serviço itinerante de saúde está instalado na Rua Adhemar de Barros, 89, no Centro — local onde funcionava o antigo supermercado Dia — e permanecerá na cidade até o dia 5 de julho, com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

A ação tem como principal objetivo ampliar o acesso à mamografia, especialmente para mulheres com exames atrasados, e promover o diagnóstico precoce do câncer de mama. O público-alvo são mulheres com idade entre 35 e 69 anos.

A expectativa é que cerca de 500 exames sejam realizados durante os dez dias de permanência da carreta. Diariamente, serão distribuídas aproximadamente 55 senhas durante a semana e 25 aos sábados, por ordem de chegada. Interessadas também podem garantir suas senhas antecipadamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Arujá.

Para realizar o exame, é necessário apresentar um documento oficial com foto (RG ou CPF), o Cartão SUS e o pedido médico de mamografia. No entanto, quem não tiver o pedido pode comparecer ao local e receber orientações sobre como proceder, já que a equipe da carreta está preparada para esclarecer dúvidas e auxiliar na regularização da solicitação médica.

A iniciativa faz parte de um esforço conjunto para fortalecer as políticas públicas de prevenção ao câncer e garantir maior cobertura dos exames essenciais à saúde da mulher. A descentralização do serviço por meio da unidade móvel contribui significativamente para o alcance da população que enfrenta barreiras no acesso ao diagnóstico por imagem.