A Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Guarulhos, promoveu no último sábado (24) uma saída especial para a praia de Bertioga, levando uma turma de 60 pessoas composta por pessoas com deficiência, seus acompanhantes e funcionários da pasta. A ação integrou o 21º Praia Acessível, evento organizado pela ONG Onda BGF, que visa garantir lazer e inclusão para todos.
Durante o dia, o grupo teve acesso a diversas atividades adaptadas e inclusivas, como a corrida entre cadeirantes em parceria com o projeto Empresto Minhas Pernas, de Santos, passeios de bicicleta para pessoas com deficiência visual coordenados pela instituição guarulhense Atitude do Bem, além do uso de cadeiras anfíbias para banho de mar, canoagem e banana boat. Essas atividades proporcionaram momentos de diversão, liberdade e socialização para os participantes.
A subsecretária de Acessibilidade e Inclusão, Mayara Maia, que acompanhou a turma, ressaltou a importância da iniciativa. “Incluir é proporcionar experiências que celebram a diversidade e fortalecem vínculos. Esse dia na praia foi muito mais que lazer, foi um momento de liberdade, alegria e pertencimento para nossas pessoas com deficiência”, destacou.
Entre os participantes, a deficiente visual Débora Marques, de 43 anos, vivenciou pela primeira vez o evento. “Achei o máximo. Nunca imaginei que poderia haver uma praia acessível onde a gente, deficiente, pudesse participar de tudo como passear de banana boat, bicicleta e canoa. Guarulhos sempre procura proporcionar coisas diferentes pra nós”, comentou.
Além das atividades esportivas, a programação contou ainda com distribuição de pipas, sorteios de brindes e apresentações musicais, com DJ local e a banda de reggae Macaco Prego, que animaram o grupo durante o dia.
A Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão é vinculada à Secretaria de Direitos Humanos e segue promovendo ações que garantem direitos, inclusão e qualidade de vida às pessoas com deficiência em Guarulhos.
0 Comentários