No último domingo (18), data marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Suzano promoveu uma grande ação de conscientização no Parque Municipal Max Feffer, no Jardim Imperador. A mobilização reforçou a campanha “Maio Laranja”, voltada ao enfrentamento e prevenção desse tipo de violência, e reuniu diversos órgãos e representantes da administração pública e da sociedade civil.

A iniciativa contou com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, da Secretaria de Governo, do Fundo Social de Solidariedade, dos dois Conselhos Tutelares da cidade e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicas). Estiveram presentes a primeira-dama, Déborah Raffou Ishi, o secretário de Assistência Social, Geraldo Garippo, e o secretário de Governo, Alex Santos.

Com um ambiente decorado com cores vibrantes e simbólicas — especialmente o laranja e o amarelo — a ação envolveu crianças e famílias em atividades lúdicas, informativas e culturais. O destaque ficou por conta das apresentações artísticas do Balé da Cidade de Suzano e da Banda da Aamae, que encantaram o público presente.

Durante a campanha, foram distribuídos panfletos informativos com orientações sobre os canais de denúncia em casos de suspeita ou confirmação de abuso ou exploração sexual. O material reforçou a importância da denúncia como instrumento de proteção, destacando o Disque 100 e o 190 da Polícia Militar, além dos telefones dos Conselhos Tutelares de Suzano (unidades centro e norte), com funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 17h, e plantão nos demais horários.

O secretário Geraldo Garippo ressaltou que ações como essa são fundamentais para garantir um ambiente seguro e digno às crianças e adolescentes. “É uma responsabilidade coletiva. Precisamos discutir, refletir e agir para romper o ciclo de violência e proteger quem mais precisa”, afirmou.

Já Alex Santos destacou que a gestão municipal tem atuado de forma integrada na formulação e apoio a políticas públicas para o público infantojuvenil. “A criança e o adolescente são prioridade absoluta. Nosso trabalho é garantir qualidade de vida e acesso a direitos fundamentais.”

A primeira-dama Déborah Raffou Ishi também enfatizou o papel da sociedade nesse processo. “Essa é uma luta de todos nós. Precisamos estar atentos, vigilantes e engajados para proteger nossas crianças e adolescentes. Seguiremos avançando com ações concretas, carinho e dedicação.”

A campanha “Maio Laranja” segue em Suzano com outras ações ao longo do mês, reforçando a importância do combate à violência contra crianças e adolescentes como um dever de toda a sociedade.