A Prefeitura de Guarulhos promoveu, nesta quinta-feira (29), mais uma etapa do seu programa de castração gratuita de animais, com foco em gatos. A ação, coordenada pelo Departamento de Proteção Animal (DPAN), resultou na esterilização de mais de 120 gatinhos em um único dia. Ao longo desta semana, estão previstas mais de 420 cirurgias, sendo 320 destinadas à população em geral e o restante reservado aos protetores de animais cadastrados no órgão.
As ações ocorrem em parceria com a Clínica Escola Amah Pet, localizada no Jardim City, onde mensalmente são realizadas cerca de 1.800 castrações gratuitas de cães e gatos, promovendo o controle populacional e contribuindo para o bem-estar dos animais e da comunidade.
Entre os tutores que compareceram à clínica nesta quinta estava Heloísa Cristina Barreira, de 15 anos, acompanhada pelo pai Gleyson Vescenlau Lopes. Ela levou sua gatinha Flora para ser castrada. “Precisa castrar pra evitar filhotes e doenças”, afirmou a jovem, enquanto o pai brincava: “Sou o avô da gatinha”.
No entanto, apesar da grande procura, a alta taxa de faltas tem sido um desafio. A veterinária Alexandra Gimenez, proprietária da Amah Pet, alertou para a média de 30% de ausência entre os tutores da população geral que agendam as cirurgias e não comparecem. “Isso acaba tirando a vaga de animais que realmente precisam da castração e atrasa nosso trabalho”, explicou.
Para facilitar o acesso ao serviço, novas vagas para castração gratuita são abertas toda sexta-feira, às 9h, no site dpan.guarulhos.sp.gov.br. A recomendação é que os interessados façam previamente o cadastro no sistema, criando login e senha, para garantir agilidade no processo quando as vagas forem liberadas.
O programa de castração gratuita da Prefeitura de Guarulhos é um importante instrumento de política pública voltada à saúde animal e ao controle populacional ético de cães e gatos, com reflexos diretos na prevenção de zoonoses, no abandono e na superpopulação de animais nas ruas.
0 Comentários