Em celebração ao Dia Internacional da Enfermagem, comemorado em 12 de maio, a Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma palestra especial nesta terça-feira (13) com o tema “Conduzindo sua jornada no futuro da enfermagem”. O evento reuniu profissionais da rede municipal e reforçou o reconhecimento ao papel fundamental da categoria no sistema de saúde.

A palestra foi ministrada pela enfermeira e colaboradora do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), Natalia Augusto, que abordou os desafios, conquistas e transformações da profissão, destacando a importância do empoderamento técnico e humano dos profissionais da Enfermagem. O encontro também foi marcado pela presença de importantes autoridades do setor, como o presidente do Coren-SP, Sérgio Cleto, o secretário de Saúde de Poá, Silvanei Mamed, o vereador de Mogi das Cruzes e representante dos profissionais de enfermagem do Alto Tietê, Rodrigo Romão, e a diretora da Rede Básica de Saúde de Poá, Fernanda Leão.

Durante sua fala, Mamed relembrou sua trajetória profissional, que teve início como auxiliar de enfermagem, passando por enfermeiro até se tornar médico pediatra. Ele destacou que sua história representa a força e a importância da Enfermagem como base sólida para diversas carreiras dentro da saúde.

“Já fui enfermeiro e sei o quanto essa classe precisa ser valorizada. O profissional está sempre de prontidão, seja dia ou noite, para servir ao próximo. É uma justa homenagem para toda nossa equipe de enfermeiros, dando a eles toda a gratidão, o carinho e o afeto que merecem”, afirmou o secretário.

Sérgio Cleto ressaltou a importância do evento em Poá como um exemplo de valorização da categoria. “A atuação articulada entre os Conselhos Regionais e os municípios é essencial para oferecer aos profissionais as melhores condições de trabalho e o aprimoramento contínuo no exercício da profissão”, declarou.

O prefeito de Poá, Saulo Souza, também se pronunciou, destacando o papel dos profissionais de Enfermagem na construção de uma saúde pública mais eficiente e humanizada. “Vamos sempre trabalhar juntos para fortalecer essa importante classe, com diálogo e muito respeito. Os profissionais da Enfermagem são essenciais para garantir um atendimento digno e humanizado à nossa população”, concluiu.