O prefeito de Guarulhos, Lucas Sanches (PL), utilizou suas redes sociais para se pronunciar diretamente aos servidores públicos municipais, especialmente àqueles que aderiram à greve iniciada nos últimos dias em busca de reajuste salarial. Em tom respeitoso e conciliador, o chefe do Executivo reconheceu a legitimidade das reivindicações, mas pediu compreensão diante das dificuldades financeiras enfrentadas pela cidade.
“Eu gostaria de conversar com você, servidor público, que está paralisado por uma causa legítima, mas que infelizmente tem prejudicado diversos serviços essenciais. Algumas escolas ficaram sem aula para as crianças, UBSs tiveram atendimentos comprometidos. A gente entende a dor de quem está há anos sem recomposição salarial, mas a realidade financeira da cidade é dura. Herdamos muitas dívidas”, afirmou Sanches no vídeo.
Segundo o prefeito, a administração municipal apresentou os dados financeiros ao sindicato da categoria, demonstrando que, mesmo com o orçamento pressionado, foi possível propor a reposição da inflação nos benefícios e um aumento de 2% nos salários.
“Não é o que eu gostaria de oferecer. Meu desejo era dar 8%, 10%, até 15% de aumento, mas não há condições financeiras neste momento. O orçamento da saúde, da educação e da própria folha de pagamento já está próximo do teto. Mesmo assim, fizemos esse esforço já no primeiro ano de gestão”, explicou.
Lucas Sanches também destacou que a valorização do servidor público não se resume ao salário, mas também passa pela melhoria das condições de trabalho. Ele mencionou reformas e reestruturações já iniciadas em diversos equipamentos públicos.
“Determinamos a reforma imediata do Hospital Pimentas, do CEMEG, da UBS do CKP — que inicia ainda nesta sexta — e da Clínica da Família. Entregamos o CRAS e o CRES totalmente modernizados. Em alguns locais, tinha mais baldes pegando goteira do que servidores trabalhando. Isso é inaceitável”, afirmou. O prefeito também anunciou a reforma das inspetorias da Guarda Civil Municipal, atendendo a um antigo pedido da corporação.
Ao final do vídeo, Lucas Sanches fez um apelo pela união dos servidores com a administração municipal. “A gente sabe que quem mais sofre com as paralisações não sou eu, é a população, que perde acesso à saúde, à educação, ao atendimento social. Por isso, peço essa força. Estamos há apenas cinco meses de gestão, e só com vocês do nosso lado conseguiremos colocar Guarulhos no caminho certo.”
A prefeitura reiterou que segue aberta ao diálogo com o sindicato e que está trabalhando para aumentar a arrecadação, o que permitirá avanços nas pautas salariais e estruturais dos servidores públicos nos próximos meses.
Veja o vídeo na integra no Instagram: @redecidadeliveoficial
0 Comentários