A Praça Padre João Álvares, em Itaquaquecetuba, foi palco de uma importante mobilização nesta quinta-feira (22) em prol da segurança viária. Como parte da campanha Maio Amarelo, a cidade promoveu uma série de ações educativas com o objetivo de alertar motoristas e pedestres sobre os perigos da imprudência no trânsito e a importância da prevenção de acidentes.

Com o tema da campanha focado na valorização da vida, a iniciativa da Secretaria de Mobilidade Urbana em parceria com a Ecopistas, contou com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Polícia Rodoviária e do Centro de Convivência da Melhor Idade (CEMI). Entre os destaques da ação estiveram o uso do simulador de impacto com realidade virtual, o teste de bafômetro, o ônibus Trânsito Itinerante e uma blitz educativa.

“O simulador foi uma atração importante e promoveu ainda mais conscientização. Agradecemos aos parceiros que contribuíram para essa ação que salva vidas e reforça a importância de atitudes seguras no trânsito”, destacou o prefeito Eduardo Boigues. O equipamento, que proporciona a sensação física de uma colisão frontal aliada a recursos audiovisuais imersivos, foi utilizado para alertar os participantes sobre os riscos do uso do celular ao volante e a importância do uso do cinto de segurança.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Rosinaldo Castro, a ação superou as expectativas ao oferecer uma experiência realista capaz de impactar diretamente a percepção dos participantes. “O dispositivo recria de forma muito clara os efeitos de uma colisão provocada por imprudência, e foi fundamental para sensibilizar os presentes quanto à necessidade de comportamentos mais responsáveis no trânsito”, disse.

O evento contou ainda com a presença do vice-prefeito Rogério Tarento, que enfatizou o compromisso da atual gestão com a segurança viária. “Estamos diariamente executando a instalação de novas sinalizações pela cidade e buscamos uma convivência mais harmoniosa nas ruas. Inclusive, Itaquá é a única cidade do Alto Tietê com uma escolinha de trânsito, o que reforça nosso investimento em educação desde cedo”, afirmou.

Durante a mobilização, também foram emitidos mais de 30 cartões de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência com apoio da equipe do ônibus Trânsito Itinerante. A programação do Maio Amarelo em Itaquaquecetuba será encerrada no dia 28 com uma apresentação teatral no CEMI (avenida Ítalo Adami, 136 – Vila Zeferina), das 9h às 12h, com participação especial dos idosos da cidade.