Itaquaquecetuba está entre os 320 municípios do Brasil selecionados para sediar a 14ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Com o tema “Viver com dignidade é direito humano”, a mostra acontece no espaço ProJovem até o dia 20 de junho e traz à cidade uma programação gratuita, inclusiva e voltada à reflexão sobre temas essenciais como liberdade, igualdade, justiça social e respeito à diversidade.
A iniciativa tem como propósito usar o cinema como ferramenta de sensibilização e debate, especialmente entre os jovens, valorizando histórias que inspiram empatia e promovem a dignidade humana. Ao todo, serão dez sessões de curtas-metragens, sempre seguidas de rodas de conversa com convidados e mediadores que instigam o público a refletir sobre os conteúdos apresentados.
Com um olhar voltado à acessibilidade, todos os filmes contam com legendagem descritiva, tradução em Libras e espaços adaptados, garantindo que pessoas com deficiência também possam vivenciar a experiência cinematográfica de forma plena.
A programação teve início na última terça-feira (27) com o filme Fluxo. A próxima exibição será nesta quinta-feira (29), às 8h, com o curta A luta das mulheres Avá Guarani, que destaca a força feminina indígena na luta por direitos e reconhecimento. No mesmo dia, às 18h, o público poderá conferir Máquinas de Lazer, filme que também será exibido nos dias 3 e 14 de junho, às 8h e 13h, respectivamente.
A mostra segue com o curta Sem Asas, programado para o dia 5, e Água Rasa, que será apresentado no dia 9, às 8h e às 18h. As sessões são, majoritariamente, voltadas aos estudantes do ProJovem, com exceção da última exibição.
Para Hadla Issa, secretária da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania de Itaquá, a presença da mostra no município é um marco. “Estamos felizes com essa iniciativa que chega aos nossos estudantes. Queremos promover conscientização sobre os direitos humanos e sua importância para uma vida digna. Com a mostra, buscaremos sensibilizar e fomentar debates sobre temas cruciais como igualdade, justiça social, inclusão e respeito à diversidade”, declarou.
A 14ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos reforça o compromisso de Itaquá com o acesso à cultura, à informação e ao diálogo sobre cidadania, especialmente entre as novas gerações.
0 Comentários