A Prefeitura de Guararema promoveu no último domingo (18) mais uma edição da ação itinerante “Saúde em Movimento”, voltada à ampliação da cobertura vacinal contra a gripe. Em um esforço coletivo para alcançar a população nos bairros mais diversos da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde percorreu dezenas de localidades com postos volantes e aplicou, ao todo, 1.035 doses da vacina contra a Influenza.

A iniciativa, que teve início às 9h, passou por regiões do Centro e dos bairros Guanabara, Jardim Luiza, Fukushima, Jardim Colônia, Jardim Dulce, Maracatu, Cerejeira, Parateí, Itapeti, Itapema, Valparaíba, Ponte Alta, Lagoa Nova e Luís Carlos. A proposta foi facilitar o acesso à vacina para os grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde, que incluem crianças, gestantes, puérperas, idosos, professores e trabalhadores de áreas estratégicas. Para garantir a aplicação, os munícipes precisaram apresentar documento com foto e, nos casos de comorbidades, laudo ou comprovação médica.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins, a mobilização superou expectativas e reforça o compromisso do município com a saúde preventiva. “A ação deste domingo cumpriu a missão de proteger os moradores de Guararema da gripe, que costuma surgir com mais força nesta época do ano. Quanto mais vacinadas estiverem as pessoas, menor será o impacto da doença em nossa rede de saúde”, ressaltou.

Além das ações itinerantes, a vacinação segue disponível nas Unidades de Saúde do município – Cesap, UBS Jardim Dulce e UBS Lambari – de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A campanha de imunização continua com foco nos públicos prioritários, conforme o calendário oficial.

A gestão municipal reforça que a prevenção é fundamental, especialmente em períodos de maior circulação do vírus da gripe. A estratégia de descentralizar o serviço de vacinação é uma forma eficaz de garantir que mais pessoas sejam imunizadas com segurança e comodidade.