Há exatamente um ano, a região norte de Suzano começou a viver uma transformação profunda na oferta de serviços públicos com a entrega de três importantes equipamentos: o Cras Boa Vista revitalizado, a Sala de Promoção da Diversidade Mestre Quim e a Base Operacional da Guarda Civil Municipal (GCM). Juntos, esses espaços têm impactado diretamente a vida de milhares de moradores, promovendo acolhimento, segurança, cidadania e respeito à diversidade.
O Cras Boa Vista (avenida Katsutoshi Naito, 955 – Sesc) tem capacidade para referenciar até 5 mil famílias e, desde a inauguração, tem atendido mensalmente entre 150 e 200 núcleos familiares dos bairros Cidade Boa Vista, Cidade Miguel Badra, Jardim Fernandes e Sesc. A unidade é um pilar no acesso a programas como o Bolsa Família, na mediação de conflitos familiares e na inclusão social, promovendo atendimento humanizado e descentralizado.
Segundo o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, o avanço é fruto da atuação do ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi e da continuidade da gestão de Pedro Ishi. “O Cras Boa Vista é hoje um ponto de referência fundamental para as famílias da região norte. Desde a inauguração, conseguimos oferecer um atendimento mais digno e acessível. A criação da Sala de Promoção da Diversidade ampliou ainda mais nossa atuação, com foco nos públicos mais vulneráveis”, destacou.
A Sala de Promoção da Diversidade Mestre Quim, integrada ao Cras, é um espaço inédito no município, com capacidade para 50 pessoas. Ela promove ações voltadas à igualdade racial, cidadania LGBTQIAPN+, respeito às religiões de matriz africana e outras pautas relacionadas à diversidade. Também capacita servidores para um atendimento mais inclusivo.
Para Garippo, o espaço vai além do simbolismo. “Homenagear Mestre Quim é reafirmar nosso compromisso com o respeito e a inclusão. Essa sala tornou-se um local de escuta e apoio, fundamental para muitos munícipes.”
Do outro lado da avenida, a Base Operacional da GCM Boa Vista (nº 957) reforçou a segurança da região, com mais de 310 atendimentos desde sua implantação. A unidade atua no entorno do Parque Municipal de Conservação Ambiental Professora Bianca Carla Nunes da Silva, o Parque do Mirante, e funciona como ponto de apoio em ocorrências e patrulhamentos, além de estreitar o vínculo entre a corporação e a comunidade.
“O papel da GCM vai além do patrulhamento. Com a Base Boa Vista, temos conseguido atuar de forma mais presente e próxima da população, contribuindo para a sensação de segurança no território”, afirmou o secretário de Segurança Cidadã, Francisco Balbino.
Segundo ele, a descentralização do policiamento era uma demanda antiga dos moradores. “Essa política pública foi pensada com sensibilidade e inteligência, aliando segurança, cidadania e respeito à diversidade em um mesmo território.”
Para o prefeito Pedro Ishi, os três equipamentos são o reflexo de uma política pública consistente e transformadora. “Um Cras estruturado, uma sala voltada à diversidade e uma base ativa da GCM mostram o compromisso da prefeitura com a população. Tudo isso começou com o nosso sempre prefeito Rodrigo Ashiuchi e temos a responsabilidade de continuar esse legado, fortalecendo os serviços e garantindo dignidade para quem vive na região norte”, concluiu.



0 Comentários