Guarulhos celebrou nesta quinta-feira (15) os 117 anos da Corporação Musical Banda Lira de Guarulhos, uma das mais antigas e respeitadas instituições culturais do município. O evento aconteceu na Casa da Lira, sede oficial da banda desde 2024 e agora reconhecida como Ponto de Cultura, reunindo jornalistas, artistas, representantes da Secretaria de Cultura e personalidades ligadas à cena cultural da cidade.
Para o secretário de Cultura, João Marcio Vaz, a celebração foi um momento de reconhecimento e valorização da trajetória da banda. “Para a Prefeitura de Guarulhos é muito importante valorizar e exaltar o trabalho artístico de grupos como a Banda Lira, cuja trajetória se confunde com a história da cidade”, destacou.
A Banda Lira é considerada um verdadeiro símbolo de resistência, pertencimento e memória coletiva. Desde a sua fundação, em 1907, quando vereadores da Câmara Municipal aprovaram a compra dos primeiros instrumentos, o grupo esteve presente na maioria dos momentos marcantes da cidade: inaugurações, cerimônias cívicas, festas e eventos históricos. Seu som acompanhou a formação da identidade cultural guarulhense.
A atuação da banda também é marcada por sua capacidade de se reinventar. Nos anos 1960, passou a dialogar com o então recém-criado Conservatório Municipal. Em 2007, ano do centenário, sob liderança de Lola Testai, foram criados os tradicionais Bailes da Saudade, focados na valorização dos músicos veteranos. Hoje, sob a presidência de Gilmar Abbud, a Lira encara novos desafios, como o envelhecimento do corpo artístico e da plateia. Em resposta, tem investido em renovação de repertório e na criação de uma Big Band, que amplia o alcance do grupo a novos públicos.
Em 2024, a Casa da Lira foi oficialmente reconhecida como Ponto de Cultura e passou a sediar ações diversas, como cursos de produção cultural, encontros de coletivos artísticos como a AAPAH e o MCLME, gravações do podcast “Sotaque Guarulhense”, exposições e atividades do World Creativity Day Guarulhos. No encerramento do Festival da Criatividade, no Sesc Guarulhos, a banda apresentou sua nova formação e um repertório eclético que marca o início de uma nova fase.
Localizada na Rua Corina, 94 – Centro (próxima à Av. Paulo Faccini), a Casa da Lira também abriga uma exposição permanente com fotos, documentos e registros sonoros que contam a história da banda e, por extensão, da própria cidade de Guarulhos. Um legado que segue vivo, sonoro e pulsante no coração da população.
0 Comentários