O programa Saúde Toda Hora, da Prefeitura de Guarulhos, realizou 11.169 atendimentos ao longo de março nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que participaram da iniciativa. As unidades funcionaram em sistema de rodízio aos sábados, das 8h às 16h, garantindo mais acesso aos serviços de saúde além dos dias úteis.
As UBS foram distribuídas nas quatro regiões de saúde da cidade. No Centro, participaram as unidades Vila Fátima, Jardim Vila Galvão, Vila Barros, São Ricardo e Parque Cecap. Na Região Cantareira, estiveram abertas as UBS Novo Recreio, Jardim Paulista, Jardim Acácio, Belvedere e Continental. Já na Região São João/Bonsucesso, funcionaram as unidades Bananal, Jardim Presidente Dutra, Jardim Fortaleza, Allan Kardec e Santa Paula. Por fim, na Região Pimentas/Cumbica, participaram as UBS Jardim Jacy, Jardim Cumbica I e II, Marcos Freire e Parque Jandaia.
Durante o mês, foram realizadas 781 consultas médicas, 765 consultas de enfermagem e 140 atendimentos odontológicos. Além disso, foram feitos 642 exames de Papanicolau, 804 testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C, 1.185 aplicações de vacinas e 658 atendimentos na farmácia.
O programa também beneficiou 2.446 famílias inscritas no Bolsa Família, com acompanhamento de saúde, e 1.803 carteirinhas de vacinação foram avaliadas. Como parte da campanha de imunização, 70 residências foram visitadas e 388 pessoas que estavam com doses em atraso foram localizadas.
Outro destaque foi o esforço no combate à tuberculose, com a campanha Março Verde, que promoveu 53 atividades educativas sobre prevenção e diagnóstico da doença, reunindo 885 participantes.
Com essas ações, a Prefeitura reforça seu compromisso em ampliar o acesso à saúde e facilitar o atendimento para quem não consegue comparecer às UBS durante a semana.
0 Comentários