No Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02/04), a Prefeitura de Guararema reforça seu compromisso com a inclusão, diversidade e respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A data é celebrada com iniciativas importantes, como a atuação da Escola Municipal de Educação Complementar (Emec), a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA) e a construção de uma nova sede da Apae.
Nas redes sociais oficiais, a Administração Municipal publicou um vídeo especial trazendo o olhar das pessoas autistas sobre a própria experiência. Os depoimentos foram colhidos na Emec “Adibe Sayar Daher”, localizada no bairro Itapema. A unidade atende alunos com TEA da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, oferecendo suporte especializado para estimular suas potencialidades.
“Aqui na Emec são trabalhadas as potencialidades, e não as dificuldades. É muito bom ter uma escola que pensa nisso, que olha por nossas crianças”, afirma a professora e gestora Michele Camargo, que recebeu seu diagnóstico de autismo na vida adulta, após descobrir que seu filho, Vitor, de 7 anos, também está no espectro.
Outros estudantes também compartilharam seus sentimentos. O adolescente Pedro H.M. dos Santos refletiu sobre sua experiência: “Ser autista pode ser uma bênção ou um desafio, principalmente na interação social, mas também me ajuda a entender muitas coisas. Eu tenho sentimentos, posso amar, ajudar e estar ao lado de alguém. Sou um ser humano como qualquer outro”. Já Vinicius Kaue do Nascimento destacou a importância da conscientização: “Quero que as pessoas entendam o lado dos autistas e saibam que somos todos iguais perante a lei. Temos inteligência, sabedoria e vivemos a vida como qualquer outra pessoa”.
Outro destaque é a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA), emitida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Longevidade. Criada com base na Lei Federal Romeo Mion (13.977/20), a carteirinha assegura direitos e amplia o acesso a serviços essenciais, garantindo prioridade em bancos, mercados, órgãos públicos e estacionamentos.
Nova sede da Apae reforça compromisso com a inclusão
A Prefeitura de Guararema também está investindo na construção de uma nova sede para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), localizada no bairro Morro Branco. O espaço contará com piscina, quadras, salão de eventos e estrutura completa para o atendimento de pessoas autistas.
Para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o prefeito Zé visitou a obra acompanhado de Matheus Pereira Ramires, um jovem autista, e sua mãe, Adriana Ramires. Também participaram da visita Maura Batista Cruz, diretora social da Apae, e sua filha autista, Julia Fanucchi.
“Essa obra segue avançando, e agradeço o apoio do deputado federal Marcio Alvino, do deputado estadual e presidente da Alesp, André do Prado, e do governador Tarcísio de Freitas. Hoje é um dia importante para reafirmarmos nosso compromisso com a inclusão e o respeito às pessoas com TEA. Nossa missão é construir uma cidade mais acessível, inclusiva e acolhedora para todos”, declarou o prefeito Zé.
0 Comentários