Evento reuniu alunos da rede pública, apresentações teatrais e entrega de homenagem a Cleo Monteiro Lobato, bisneta do autor e guardiã de seu legado literário

Quem nunca ouviu falar em Monteiro Lobato? O escritor que deu vida ao universo do Sítio do Pica-Pau Amarelo é um nome presente em ruas de inúmeras cidades brasileiras – inclusive em Arujá. E foi justamente para celebrar a sua obra e importância para a literatura infanto-juvenil que a Prefeitura de Arujá, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Educação, deu início, nesta sexta-feira (11), à tradicional Semana Monteiro Lobato com um evento especial no Anfiteatro Municipal, no Jardim Rincão.

O destaque da abertura foi a presença ilustre de Cleo Monteiro Lobato, bisneta do escritor, que participou da programação especialmente voltada às crianças da rede pública. O evento teve início às 14h e contou com a presença de 100 alunos da Escola Estadual “Doutor Washington Luiz Pereira de Souza” e 40 alunos da Escola Municipal “Sidônia Nasser do Prado”. Eles assistiram a uma peça teatral encenada pela Cia Toa de Teatro, que encantou o público com personagens como Emília, Visconde de Sabugosa, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Saci e Cuca.

Durante a cerimônia, o prefeito Luis Camargo destacou a relevância da leitura e a influência da obra de Monteiro Lobato na formação das crianças. "É uma honra receber uma representante da família desse grande ícone da nossa literatura", disse.

O secretário de Cultura, Rogério da Padaria, reforçou a importância de valorizar o legado de Monteiro Lobato, que segue inspirando gerações. A cerimônia contou ainda com a presença da secretária-adjunta de Educação Keila Nogueira, do vice-prefeito Rodolfo Machado, do vereador Tiago Ursão, representando a Câmara Municipal, e do secretário de Educação, Aldo Botana, além de professores, servidores e demais autoridades.

Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a entrega da placa "Amigo da Cidade Natureza", concedida pelo prefeito à escritora Cleo Monteiro Lobato em reconhecimento à sua atuação na preservação e divulgação da obra do bisavô. A homenagem foi instituída pelo Decreto nº 8.552 de 10 de abril de 2025.

“Foi fantástico! Uma série de coincidências se alinharam para que eu pudesse estar aqui hoje, abrindo pela primeira vez uma Semana Monteiro Lobato. Estou muito feliz”, afirmou Cleo, visivelmente emocionada.

Quem é Cleo Monteiro Lobato?

Escritora, tradutora e historiadora, Cleo é bisneta de Monteiro Lobato e tem se dedicado a manter vivo o legado do autor. Graduada em História pela USP, com atuação em arqueologia histórica, ela promove desde 2018 atividades culturais e educativas que resgatam a obra do bisavô. Foi idealizadora do evento virtual "100 Anos de Narizinho", em 2020, e realiza desde 2021 o Projeto Lobato nas Escolas, com palestras gratuitas para instituições públicas.

Cleo também vem relançando adaptações modernas da coleção Reinações de Narizinho e prepara novos títulos que serão lançados no Museu Monteiro Lobato, reforçando seu compromisso com a difusão do universo lúdico e educativo criado pelo avô de sua avó.

Com esse evento, Arujá reafirma seu papel na valorização da cultura literária e na formação de leitores conscientes, celebrando não apenas um autor, mas uma herança viva da literatura brasileira.