O Governo de São Paulo encerrou neste sábado (26) o terceiro roadshow internacional de 2025 com uma visita técnica às obras do maior túnel subaquático do mundo, o Fehmarnbelt, que vai conectar a Dinamarca à Alemanha por rodovia e ferrovia. A missão paulista teve como foco apresentar a carteira de projetos do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) a investidores europeus.

Durante a semana, a comitiva liderada pelo governador Tarcísio de Freitas e formada pelos secretários estaduais Rafael Benini (Parcerias em Investimentos) e Lais Vita (Comunicação), realizou reuniões e encontros com executivos e representantes de cerca de dez empresas na Holanda, Noruega e Dinamarca. Os destaques da agenda foram a concessão do Sistema de Travessias Hídricas e a parceria público-privada (PPP) do Túnel Imerso Santos-Guarujá.

"Chegamos ao fim desta missão muito satisfeitos com o interesse dos investidores e com as contribuições que serão extremamente relevantes para o aperfeiçoamento dos nossos projetos. O impacto positivo que o portfólio do programa vem gerando mostra que estamos na direção certa", afirmou Tarcísio de Freitas.

O governador destacou também as experiências internacionais que servirão de referência para os projetos em São Paulo. "Na Noruega, conhecemos o modelo de embarcações elétricas que queremos adotar nas travessias litorâneas. E visitar a obra do túnel imerso de Fehmarnbelt foi inspirador para entregar o que há de melhor para a população da Baixada Santista, encerrando uma espera de 100 anos", completou.

O Túnel Imerso Santos-Guarujá, com 1,5 km de extensão, é considerado um marco da infraestrutura brasileira. A obra prevê a construção de faixas para veículos, ciclovia, passagem para pedestres e uma via exclusiva para Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O leilão da concessão está marcado para 1º de agosto, com investimento estimado em R$ 6 bilhões. A empresa vencedora será responsável pela construção, operação e manutenção do sistema.

Já o túnel Fehmarnbelt, que terá 18 km de extensão sob o Mar Báltico, começou a ser construído em 2020 e deverá ser inaugurado em 2029. Quando pronto, reduzirá drasticamente o tempo de viagem entre a Escandinávia e a Europa Central: a atual travessia de balsa, que leva 45 minutos, dará lugar a viagens de trem e de carro que durarão sete e dez minutos, respectivamente.

Este foi o terceiro roadshow internacional realizado pelo Governo de São Paulo em 2025. As missões anteriores ocorreram em Nova Iorque, em janeiro, e Londres, em março. Em ambas, o Estado foi premiado pelo sucesso da oferta pública da Sabesp, concluída em julho do ano passado.