No próximo sábado (8), a Subsecretaria da Igualdade Racial (SIR) de Guarulhos promoverá duas exposições em celebração ao Dia Internacional da Mulher na praça da Vila Barros, localizada na esquina da avenida Otávio Braga de Mesquita com a rua Carlos Korkischko. Das 9h às 18h, o público poderá conferir as mostras Mulheres Negras: Abolição, Protagonismo e Resistência e Mulheres que Mudaram a História, além de conhecer artesanatos e a história das bonecas Abayomi. Também haverá informações sobre serviços da SIR, como o SOS Racismo, voltado ao atendimento de vítimas desse crime.
A exposição Mulheres Negras apresenta, por meio de banners, um resgate histórico de figuras que enfrentaram sistemas opressores ao longo do tempo, desde a escravidão até os anos 1990. Entre as personalidades retratadas estão Dandara, Maria Felipa, Tereza de Benguela, Mãe Menininha de Gantois, Luiza Mahin e Lélia Gonzales.
Já a mostra Mulheres que Mudaram a História destaca a trajetória de mulheres negras que lutaram pela igualdade e contra o racismo, com biografias e imagens de figuras como Angela Davis, Conceição Evaristo, Mabel Assis, Rosa Parks e Sueli Carneiro. Além das exposições, os visitantes poderão interagir com um cartaz coletivo, compartilhando suas percepções sobre as personalidades homenageadas.
Outro destaque do evento será a história das bonecas Abayomi, símbolo de resistência e identidade do povo preto. Com a orientação de funcionários da Prefeitura, os visitantes terão a oportunidade de confeccionar suas próprias bonecas, feitas de retalhos amarrados com nós, resgatando uma tradição ancestral que representa afeto e pertencimento.
0 Comentários