Lançado em janeiro de 2024, o programa itinerante Saúde em Movimento, que percorre todas as regiões de Santo André, atingiu a marca de 100 mil atendimentos. Entre os serviços oferecidos estão consultas com nutricionistas, bioimpedância, aferição de pressão arterial, medição de glicemia (dextro) e diversos outros procedimentos e exames.

O programa conta com uma carreta equipada com dois consultórios médicos e uma equipe multidisciplinar composta por nutricionistas, educadores físicos e enfermeiros. De segunda a sexta-feira, a estrutura se desloca para diferentes regiões da cidade, oferecendo serviços como orientação física e nutricional, bioimpedância, antropometria e atividades voltadas ao bem-estar da população, sempre em parceria com as unidades de saúde locais.

“O Saúde em Movimento é um grande sucesso, com 100 mil atendimentos realizados em apenas um ano. A medida que as pessoas conhecem a qualidade dos serviços, a procura cresce naturalmente. Já tivemos ações com mais de mil atendimentos em um único dia. É o SUS indo ao encontro de quem mais precisa”, afirma o secretário de Saúde, Pedro Seno.

Com a alta adesão da população, a Secretaria de Saúde de Santo André expandiu o programa. Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o caminhão passou a atender também nos parques da cidade aos finais de semana. A primeira edição ocorreu no dia 15 de fevereiro no Parque Celso Daniel, que receberá nova ação no dia 8 de março.

“Promover ações de saúde e bem-estar está diretamente ligado à redução de custos no sistema público, pois atuamos preventivamente para combater o sedentarismo e incentivar hábitos saudáveis, diminuindo a demanda por consultas e tratamentos médicos”, explica Pedro Seno.

Os serviços mais procurados no primeiro ano do Saúde em Movimento incluem aferição da pressão arterial, dextro e exames de bioimpedância. Além disso, consultas com nutricionistas, orientações para a prática de atividades físicas e exercícios conduzidos pelos profissionais de saúde também têm grande adesão da população.