O prefeito Saulo Souza celebrou a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que garantirá um pacote de investimentos para Poá, incluindo a reforma e modernização das estações e passarelas do município. O leilão foi realizado na última sexta-feira (28), na sede da B3, e definiu a Comporte Participações S.A. como vencedora da disputa para gerenciar o Lote Alto Tietê.

A empresa ofereceu um desconto de 2,57% sobre as contraprestações pecuniárias pagas pelo Estado, o que resultará em uma economia de cerca de R$ 1 bilhão ao longo da concessão. O contrato prevê um investimento de R$ 14,3 bilhões para melhorias nos 124 km de trilhos que atendem o Alto Tietê, Guarulhos e a zona leste da capital. A concessão terá um prazo de 25 anos.

Desde o início do processo, Saulo Souza participou ativamente das audiências públicas em Mogi das Cruzes, Guarulhos e São Paulo, além de reuniões com o secretário de Parcerias em Investimentos do Estado, Rafael Benini. O prefeito destacou que, além das melhorias na mobilidade, a concessão trará obras estruturantes, como a reestruturação do portal de entrada da cidade pela rodovia Henrique Eroles e ações para combater enchentes na região central, como o alargamento do córrego Itaim.

“Esse é um momento histórico para Poá, pois garantimos investimentos estaduais que irão modernizar nossas estações e passarelas, além de promover melhorias estruturais essenciais para a cidade. Seguiremos acompanhando cada etapa da concessão e do início das atividades da nova concessionária”, afirmou Saulo.

O governador Tarcísio de Freitas, que acompanhou o leilão, reforçou o compromisso do Estado com as melhorias no transporte ferroviário do Alto Tietê. “Vamos oferecer um serviço de maior qualidade para a população, com estações modernizadas e acessíveis, eliminação de passagens de nível e recuperação da infraestrutura ferroviária”, finalizou.