A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Saúde, está com inscrições abertas para uma capacitação em boas práticas na manipulação de alimentos. Destinado a comerciantes do setor alimentício, o curso é voltado para responsáveis e funcionários de restaurantes, pastelarias, pizzarias, lanchonetes e padarias do município.
A formação será realizada na próxima quarta-feira (2), no auditório da Associação Comercial de Itaquaquecetuba (Acidi), localizada na Rua Carlos Barbosa da Silva, 51, no Centro. Ministrado por agentes sanitários, o treinamento abordará temas essenciais para a segurança alimentar, como higiene pessoal, higienização correta dos alimentos, meios de contaminação, doenças transmitidas por alimentos e gerenciamento adequado de sobras.
Segundo o secretário de Saúde, Gabriel Rocha, a iniciativa tem como objetivo garantir a qualidade dos alimentos oferecidos à população e reduzir riscos à saúde pública. “Manipular, higienizar e conservar os alimentos de maneira correta são ações essenciais para evitar doenças como toxinfecção alimentar, hepatite A, salmonelose e contaminações por vírus e substâncias químicas”, destacou.
Além da Secretaria de Saúde, a capacitação também conta com o apoio da Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico, que reforça a importância da qualificação profissional para o fortalecimento do comércio local. “Essa capacitação da Vigilância Sanitária contribui diretamente para a melhoria dos serviços oferecidos em Itaquaquecetuba, garantindo mais segurança para os consumidores e aumentando a confiança no setor alimentício”, afirmou o secretário da pasta, Luciano Dávila.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura com a saúde pública e a qualidade dos produtos comercializados no município, incentivando os comerciantes a adotarem práticas seguras e eficientes no manuseio de alimentos.
0 Comentários