Os buracos abertos em ruas e avenidas de diferentes bairros de Guarulhos atormentam a rotina dos motoristas que trafegam pela cidade. A atual gestão da prefeitura tem encontrado dificuldades para resolver esse problema, principalmente por conta de entraves burocráticos que paralisaram o fornecimento de massa asfáltica.
Com base em informações do Portal da Transparência, foi identificado que a licitação aberta para a compra da mistura asfáltica foi suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Com isso, ainda não existe uma previsão para o início da aguardada "operação tapa-buracos" em 2025, aumentando a insatisfação da população.
No dia 18 de fevereiro, o próprio prefeito Lucas Sanches reconheceu a gravidade da situação. “Guarulhos está inteira esburacada. É revoltante você passar aqui com o carro, furar pneu e quebrar o seu carro", afirmou em um vídeo publicado nas redes sociais. Sanches, que assumiu a prefeitura em 1º de janeiro, explicou que encontrou a gestão sem contratos vigentes para a realização de reparos nas vias públicas. "A gente assumiu a prefeitura sem contrato de massa asfáltica e de tapa-buraco. Estamos organizando todo esse processo desde o primeiro dia, já tem data para essa licitação e estamos correndo com esse processo", declarou o prefeito.
Licitação suspensa pelo TCE-SP
O planejamento da prefeitura previa que a empresa vencedora da licitação para a compra "de mistura asfáltica do tipo concreto asfáltico usinado a quente (CAUQ) faixas II, III, IV e V” seria definida em um pregão eletrônico no dia 24 de fevereiro. A companhia escolhida firmaria um contrato de 12 meses para fornecer o material necessário para a manutenção das ruas.
No entanto, ao analisar o texto do edital, o Tribunal de Contas estadual decidiu suspender o processo de licitação para pedir esclarecimentos à Prefeitura de Guarulhos, paralisando temporariamente a contratação e, consequentemente, o início das obras de reparo na cidade.
Prefeitura aguarda decisão do Tribunal de Contas
A prefeitura se manifestou por meio de nota oficial, informando que está tomando as providências necessárias para retomar o processo o mais rápido possível:
"A Prefeitura de Guarulhos informa que está atuando para iniciar o mais rápido possível a operação tapa-buracos nas vias da cidade. Para isso, acionou seu departamento jurídico e encaminhou as respostas aos questionamentos feitos pelo TCE-SP. A administração municipal aguarda a posição do órgão para dar continuidade ao processo licitatório. Cabe ressaltar que a atual gestão, ao assumir a Prefeitura no início do ano, deparou-se com a falta de contrato no fornecimento de massa asfáltica para a realização das manutenções do serviço de tapa-buraco."
Caso o TCE aprove o edital após as explicações da prefeitura, o processo de licitação para a compra de mistura asfáltica será retomado. Em seguida, ainda será necessário definir qual empresa prestará o serviço, assinar o contrato e realizar a entrega do material para os reparos nas ruas.
Enquanto isso, motoristas e pedestres de Guarulhos continuam enfrentando os desafios diários causados pelos buracos espalhados pela cidade. Sem previsão para a retomada da operação tapa-buracos, a população segue convivendo com ruas deterioradas e os riscos de danos aos veículos.
Fonte: Guarulhos todo dia
0 Comentários