Mais de 270 funcionários já foram treinados para a digitalização dos processos administrativos

A Prefeitura de Guarulhos intensificou a capacitação dos servidores municipais para a utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta que gerencia documentos e processos eletrônicos. Desde fevereiro, 273 funcionários já passaram pelo treinamento, visando à modernização e otimização dos procedimentos internos da administração pública.

A partir do dia 31 deste mês, o uso do SEI será obrigatório em todo o setor público, conforme determinação da Secretaria de Gestão. Para atender a essa exigência, a Escola de Administração Pública (Esap) ampliou a oferta de cursos. Inicialmente, eram duas capacitações mensais; em março, o número subiu para cinco, sendo três abertas a servidores de todas as áreas e duas específicas para a Secretaria da Fazenda. Em abril, pelo menos três novas turmas serão formadas.

O secretário de Gestão, Armando Tavares dos Santos Neto, destacou a importância da digitalização. “Com o novo sistema, ganhamos agilidade, transparência e eficiência. A capacitação dos servidores é essencial para que essa modernização ocorra de maneira eficaz”, afirmou.

O SEI permite a tramitação digital de documentos administrativos, eliminando o uso de papel e possibilitando assinaturas eletrônicas dentro da própria plataforma. Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o sistema é utilizado por diversas esferas governamentais no Brasil, promovendo maior eficiência e sustentabilidade na gestão pública.