Iniciativa nas Unidades de Saúde busca reduzir medo e ansiedade das crianças durante a imunização

As Unidades de Saúde de Guararema agora utilizam óculos de realidade virtual para tornar a vacinação infantil uma experiência mais tranquila e confortável. A tecnologia está disponível no Cesap e nas UBS Jardim Dulce e Lambari, permitindo que as crianças sejam imersas em um ambiente lúdico e interativo enquanto recebem as vacinas.

O equipamento utilizado é o Oculus Quest 2, com o software Vacina VR, que transporta os pequenos para um universo digital colorido e divertido, reduzindo a ansiedade e o medo do momento da imunização. A iniciativa faz parte do compromisso da Prefeitura de Guararema em oferecer um atendimento médico mais humanizado.

“A tecnologia pode ser uma grande aliada na saúde. Esses óculos tornam a vacinação mais leve para as crianças e reforçam o atendimento humanizado que buscamos em nossas Unidades de Saúde”, destacou o prefeito Zé.

A iniciativa ganhou ainda mais força com a doação de três kits adicionais de óculos de realidade virtual feita pelo Rotary Club de Guararema, dentro do projeto "Vacinação Mágica". A medida visa ampliar a adesão às campanhas de imunização, especialmente diante das recentes mudanças no calendário vacinal, como a substituição da vacina oral contra a poliomielite pela versão injetável.

“Além de diminuir o medo, essa abordagem inovadora contribui para o aumento da cobertura vacinal, proporcionando mais conforto tanto para as crianças quanto para seus familiares”, afirmou a secretária de Saúde, Adriana Martins.