Na tarde da última sexta-feira (7), agentes da Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos e do Corpo de Bombeiros Militar resgataram uma maritaca que estava presa em linha de pipa no topo de uma árvore no Jardim City. O chamado foi feito por uma funcionária do Departamento de Proteção Animal (DPAN), que acionou a Central 153 da GCM.

Ao chegarem ao local, os agentes constataram que a ave estava em uma altura elevada e solicitaram o apoio do Corpo de Bombeiros, que enviou uma equipe com uma viatura equipada com escada mecânica. Com a utilização do equipamento, o animal foi resgatado e encaminhado para atendimento veterinário, pois apresentava ferimentos graves nas asas causados pela linha com cerol.

O cerol, uma mistura de cola com vidro moído ou limalha de ferro, é altamente perigoso para aves, motociclistas e pedestres. A posse, uso e comercialização desse material são considerados crimes, conforme a Lei Municipal 7.768/2019. A GCM reforça a importância da conscientização para evitar o uso desse tipo de linha, que representa um risco à fauna e à população.