A idade avançada da frota de caminhões no Brasil tem gerado desafios significativos para o setor de transporte. Em 2023, a idade média dos caminhões no país era de 12,2 anos, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). O problema se intensifica entre os caminhoneiros autônomos, cuja frota tem média de 22,3 anos, enquanto nas empresas de transporte esse número é de 10,8 anos.

O envelhecimento da frota compromete a segurança nas estradas, a eficiência logística e aumenta a emissão de poluentes. Além disso, impacta setores como o de implementos rodoviários. "A renovação da frota é essencial para garantir um transporte mais eficiente e sustentável", afirma Osmar Oliveira, CEO da 4TRUCK, líder no segmento de implementos rodoviários para linha leve.

Impacto e desafios da renovação

Atualmente, o Brasil conta com cerca de 2,2 milhões de caminhões em circulação, com idade média de 15 anos, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT). Esse cenário gera custos elevados com manutenção, maior consumo de combustível e risco de acidentes.

A dificuldade no acesso ao crédito é um dos principais obstáculos para a renovação da frota. Embora existam linhas de financiamento, como o BNDES Finem, o alto valor mínimo exigido para financiamento inviabiliza a adesão dos pequenos transportadores. Além disso, as altas taxas de juros tornam a compra de caminhões novos inviável para muitos caminhoneiros autônomos.

A nova taxa da Selic, prevista para entrar em vigor em março, deve impactar ainda mais o setor. Com o crédito mais caro, financiamentos de veículos tendem a ficar mais restritos, desestimulando a renovação da frota e aumentando a permanência de caminhões antigos em circulação.

Crescimento da produção e alternativas para o setor

Apesar das dificuldades, o mercado de caminhões registrou crescimento em 2024, com a produção de 141,3 mil unidades, um aumento de 40,5% em relação a 2023. Para 2025, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) projeta uma produção estável, estimando 169,4 mil veículos comerciais, incluindo caminhões e ônibus.

No mercado de vendas, 122.099 caminhões foram emplacados em 2024, um crescimento de 17,4% em relação ao ano anterior. A projeção para 2025 é de um aumento de 4,5%, totalizando cerca de 127.593 unidades, conforme a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Para facilitar a vida dos transportadores, empresas do setor têm investido em soluções ágeis. A 4TRUCK, por exemplo, promete entregar baús de carga seca em apenas cinco dias, permitindo que os caminhões recém-adquiridos entrem rapidamente em operação. "Com um mercado competitivo e juros elevados, queremos que os motoristas e empresas de transporte tenham seus caminhões prontos o mais rápido possível para manter seus negócios em movimento", afirma Oliveira.

Sobre a 4TRUCK

Fundada em 2012, a 4TRUCK é referência no fornecimento de implementos rodoviários para caminhões e caminhonetes de linha leve sobre chassi. A empresa desenvolve baús de carga seca, baús lonados, carrocerias metálicas e soluções customizadas para transporte, além de oferecer manutenção de frotas multimarcas.

Com sede em Guarulhos (SP), numa área de 15.000 metros quadrados estrategicamente localizada entre as principais rodovias do estado, a 4TRUCK aposta em tecnologia e processos otimizados para atender às necessidades do setor.

Para mais informações, acesse: www.4truck.com.br.