A curiosidade sobre o espaço tomou conta dos alunos da EPG Silvia de Cássia Matias, em Guarulhos. Após a participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica no ano passado, os estudantes do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) despertaram um grande interesse pelo Universo. Para ampliar esse conhecimento, a escola promove, nesta quinta (27) e sexta-feira (28), a atividade Em Meio às Estrelas, conhecendo o espaço, trazendo um planetário móvel para dentro da unidade de ensino.

A ação acontece em parceria com a Urânia Planetário e tem o objetivo de tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente, incentivando ainda mais o interesse dos alunos pela astronomia e ciências espaciais.

A participação da escola na olimpíada envolveu atividades práticas, como a simulação de lançamento de foguetes, além de vivências teóricas sobre o cosmos. Essa experiência não apenas despertou a curiosidade dos estudantes, mas também promoveu a inclusão e integração entre os alunos do Ensino Fundamental e da EJA.

“Essa abordagem é uma maneira de estimular o interesse dos educandos pelo espaço, estrelas, planetas e outros astros. É uma experiência envolvente, enriquecedora e transformadora”, explicou a coordenadora pedagógica da escola, Cibele Malveiro do Nascimento.

Durante as sessões no planetário, os alunos participam de apresentações interativas, assistem a exibições de filmes sobre o Universo e têm a oportunidade de aprender de maneira lúdica e imersiva, tornando o ensino das ciências espaciais ainda mais fascinante.