Desfile também marcou a despedida de Neguinho da Beija-Flor, que retorna no Sábado das Campeãs para encerrar a festa como grande vencedor

A Beija-Flor de Nilópolis conquistou o título do Carnaval 2025 no Rio de Janeiro! A escola brilhou na Marquês de Sapucaí e garantiu seu 15º campeonato com um emocionante enredo em homenagem a Laíla (1943-2021), lendário diretor de carnaval, responsável por inúmeras vitórias da agremiação.

O desfile também teve um momento histórico com a despedida de Neguinho da Beija-Flor. Em seu último ano como intérprete oficial da escola, ele emocionou o público ainda na concentração, quando previu sua volta ao Sábado das Campeãs. Profecia cumprida: no dia 8 de março, ele encerrará a celebração com a Beija-Flor coroada como grande campeã.

Apuração acirrada e nota máxima

A Beija-Flor fez história ao gabaritar sete dos nove quesitos, recebendo notas máximas em quase todos os critérios avaliados. Apenas dois jurados deram notas 9.9 — um em Alegorias e Adereços e outro em Harmonia —, mas essas foram descartadas, garantindo à escola 270 pontos, a pontuação máxima possível.

A disputa foi intensa até os momentos finais. Imperatriz Leopoldinense dividiu a liderança com a Beija-Flor nos seis primeiros quesitos. No sétimo critério, Fantasias, a escola de Ramos perdeu um décimo, saindo da briga pelo título. No final, o vice-campeonato ficou com a Acadêmicos do Grande Rio, que somou 269.9 pontos, apenas um décimo a menos que a campeã.

Na outra ponta da tabela, a Unidos de Padre Miguel, com 266.8 pontos, ficou em último lugar e foi rebaixada para a Série Ouro em 2026.

Beija-Flor sobe no ranking dos maiores campeões

Com essa conquista, a Beija-Flor avança entre os maiores vencedores do Carnaval carioca. O ranking agora é liderado pela Portela (22 títulos), seguida pela Mangueira (20 títulos) e pela própria Beija-Flor, que chega a 15 conquistas. O último campeonato da Azul e Branca havia sido em 2018 — também com a marca de Laíla, cuja memória foi eternizada nesta vitória.

A festa agora continua no Sábado das Campeãs, quando a Beija-Flor retorna à Avenida para celebrar a consagração ao lado das melhores escolas do ano.