Aos 91 anos, Iolanda Conti, ex-aluna da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Prefeitura de Guarulhos, acaba de conquistar uma bolsa integral para o curso de Nutrição na Universidade Guarulhos (UNG). Determinada a realizar um sonho de infância, ela retomou os estudos aos 85 anos e, desde então, não parou mais.

Iolanda sempre quis estudar, mas as circunstâncias da vida a afastaram da escola. Incentivada pela família e professores, concluiu o ensino fundamental na EPG Crispiniano Soares em 2023 e, no ano seguinte, finalizou o ensino médio na escola estadual Padre Conrado Sivila Alsina. Agora, prestes a ingressar no ensino superior, ela encara o novo desafio com entusiasmo.

“Desde jovem, eu queria estudar e ajudar as pessoas. Quando trabalhei em um hospital, disseram que, para continuar, eu precisava saber ler. O tempo passou, formei meus filhos e agora chegou a minha vez. Entrei na escola e aprendi. Agora tenho outro objetivo: concluir a faculdade”, conta Iolanda, apaixonada por culinária e sempre disposta a compartilhar dicas.

A professora Sônia Rogério, que acompanhou Iolanda na EJA municipal, destacou o empenho da aluna e a importância do ensino adaptado às necessidades dos estudantes adultos. “Muitos chegam apenas querendo aprender a escrever o próprio nome, mas, com o tempo, percebem que são capazes de muito mais”, explica.

Hoje, a rede municipal de Guarulhos conta com 26 polos de EJA, atendendo 2.763 alunos que, como Iolanda, encontram na educação a oportunidade de transformar suas histórias.

“Nunca é tarde para estudar. Se você tem vontade, vá em frente, não tenha medo ou vergonha. Pegue um caderno, um lápis e vá para a escola. Querer é poder”, aconselha Iolanda, que agora se prepara para uma nova etapa de aprendizado e realizações.