A Prefeitura de Santo André implementou um plano de atendimento para minimizar impactos durante a transição do sistema do Cadastro Único, prevista entre os dias 28 de fevereiro e 16 de março, conforme anunciado pelo Governo Federal.
“Estamos nos antecipando a qualquer problema que possa ocorrer durante esse período de transição, na tentativa de minimizar os possíveis contratempos para as famílias que estão em busca de auxílio e dependem deste trabalho”, afirmou a secretária de Assistência Social, Ana Cláudia de Fabris.
Diante do cronograma de alteração apresentado pelo Governo Federal, a Secretaria de Assistência Social, por meio do Departamento de Gestão do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), estruturou um plano para garantir que a inscrição e atualização das famílias não sejam interrompidas.
A partir de 1º de março, o novo sistema poderá ser utilizado no modo off-line, e todos os Cras (Centros de Referência de Assistência Social) da cidade que realizam o Cadastro Único (Alzira Franco, Centro, Cristiane, Marek, Utinga e Luzita) passarão a utilizar tablets para o cadastramento. Quando a plataforma estiver disponível, em 17 de março, os dados serão sincronizados automaticamente ao banco de dados.
Caso ocorram problemas na operação off-line, as equipes da Secretaria de Assistência Social darão continuidade aos atendimentos manualmente, evitando a interrupção do serviço. Além disso, se a plataforma não importar corretamente os dados coletados entre 1º e 16 de março, as famílias serão novamente entrevistadas após a implantação definitiva do sistema, prioritariamente em domícilio.
Atualmente, o Cadastro Único é operado pela Caixa Econômica Federal e será substituído por um novo aplicativo que funcionará no Portal de Gestão do Cadastro Único, sob responsabilidade da Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social).
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