O prefeito de Guarulhos, Lucas Sanches, anunciou nesta segunda-feira(24) a criação da Polícia Municipal, uma medida que visa reforçar a segurança pública na cidade. O novo projeto substituirá gradativamente a atual Guarda Civil Municipal (GCM), trazendo uma maior capacitação para os agentes e ampliando seu poder de atuação.

"A maioria dos prefeitos prefere fugir do tema, fugir da responsabilidade, mas a gente está chamando para nós essa responsabilidade da segurança pública", afirmou Sanches. O prefeito destacou que a decisão está amparada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a ampliação do poder de polícia para esses agentes.

De acordo com a decisão do STF, as guardas municipais podem fazer policiamento ostensivo e comunitário e agir diante de condutas criminosas contra pessoas, bens e serviços, incluindo a realização de prisões em flagrante, respeitando as atribuições dos demais órgãos de segurança pública.

A mudança não é apenas simbólica, ela atende às demandas contemporâneas por uma segurança pública mais eficaz e integrada, refletindo com maior precisão a amplitude e a seriedade de suas responsabilidades. A alteração visa também fortalecer a identidade institucional da GCM de Guarulhos, conferindo-lhe maior reconhecimento por parte da população.

Segundo Sanches, a transição será feita de forma gradual, investindo em capacitação e treinamento dos profissionais. "Pouco a pouco você vai ver essa transição e essa mudança dos guardas que são hoje para policiais da Polícia Municipal. E não estamos mudando simplesmente o nome, vamos investir muito em treinamento para que a população perceba essa melhora em seu bairro", garantiu o prefeito.

O chefe do Executivo municipal também destacou que além da criação da nova Polícia Municipal, outros programas de segurança pública serão lançados para reforçar a integração com as demais forças de segurança e o monitoramento por meio de tecnologia. "Não vai ser de um dia para o outro, mas quando essa transição estiver concluída, não teremos mais os guardas, mas sim policiais municipais prontos para atuar com mais eficiência e segurança", concluiu.

A iniciativa também possibilita uma maior cooperação entre a Polícia Municipal e as forças estaduais, respeitando os limites constitucionais, o que contribuirá para uma resposta mais ágil e eficaz na prevenção e repressão da criminalidade.

A população de Guarulhos aguarda as próximas etapas desse importante projeto, que promete impactar significativamente a segurança da cidade.