A Operação Ordem e Paz, realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos, em parceria com a Polícia Militar e a fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, fiscalizou 440 pessoas e 430 veículos entre a noite de sexta-feira (14) e a madrugada desta segunda-feira (17). A ação teve como principal objetivo coibir a perturbação do sossego público e garantir a segurança da população.

Durante a operação, foram vistoriados 247 automóveis e 183 motocicletas, resultando na emissão de 82 autos de infração de trânsito. Além disso, 44 veículos foram apreendidos e encaminhados ao pátio por irregularidades administrativas.

A ação ocorreu nos bairros Jardim Ponte Alta, Conjunto Residencial Marcos Freire, Jardim Angélica, Parque São Miguel, Jardim Presidente Dutra e Vila Galvão, regiões com maior incidência de eventos não autorizados, segundo dados do Observatório Municipal de Segurança Pública de Guarulhos.

Na Praça Orobó, no Jardim Presidente Dutra, agentes dispersaram 200 pessoas e apreenderam sete motocicletas cujos condutores estavam bloqueando a via e causando perturbação sonora.

Já na Vila Galvão, próximo ao Lago dos Patos, 11 motocicletas foram autuadas e apreendidas por irregularidades como mau estado de conservação e escapamento adulterado. A região tem sido alvo frequente das operações devido a reclamações feitas pelo canal de atendimento Central 153, relatando transtornos causados por motociclistas que promovem ruídos excessivos e atrapalham o lazer das famílias no local.

A Operação Ordem e Paz segue como parte das estratégias de segurança pública em Guarulhos, reforçando a fiscalização e promovendo mais tranquilidade para os moradores.