Neste sábado (8), a Prefeitura de Guarulhos realizou um mutirão de assistência médica, social e de serviços para atender a população atingida pelas fortes chuvas na Vila Any e nos bairros vizinhos Jardim Izildinha, Vila Laurita e Jardim Guaracy. A ação, que começou na madrugada, contou com a presença do prefeito Lucas Sanches ao lado de secretarias e coordenadorias, incluindo a Defesa Civil, Desenvolvimento e Assistência Social, Saúde, Chefia de Gabinete, Fundo Social de Solidariedade, Administrações Regionais e Serviços Públicos.
A Secretaria de Saúde mobilizou médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais e agentes comunitários para realizar atendimentos aos moradores. Os serviços incluíram consultas, orientações, vacinas, visitas domiciliares, distribuição de medicamentos, verificação de pressão arterial, controle de glicemia, cuidado com lesões e acolhimento. Equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e do Departamento de Proteção Animal (DPAN) também visitaram residências para eliminar focos de dengue e prestar cuidados a animais domésticos. No total, foram realizados mais de 4.800 procedimentos.
As famílias afetadas pelos alagamentos receberam doações de roupas em bom estado pelo Fundo Social de Solidariedade. Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social distribuiu mais de 5.000 garrafas de água, 400 kits de café da manhã e 550 marmitas para minimizar os impactos das chuvas.
A Defesa Civil realizou vistorias nas áreas atingidas e entregou 20 kits de limpeza doméstica. Agentes da pasta orientaram os moradores sobre medidas de segurança em caso de chuvas intensas e sobre doenças que proliferam após enchentes, como leptospirose e dengue. A Operação Cata-Tralha, coordenada pela Secretaria de Serviços Públicos, retirou móveis e entulhos acumulados nas ruas.
A megaoperação de saúde e assistência social foi elogiada pela população, que se sentiu acolhida com a presença das autoridades na região. "Estamos sendo muito bem tratados. Tivemos o primeiro acolhimento, depois passamos com a área da enfermagem e já saí daqui com o medicamento", relatou uma moradora da Vila Laurita. "Essa força-tarefa prova que a união faz a força. A gente só tem a agradecer, porque hoje é sábado e vieram nesse momento difícil que a gente está passando. Obrigada!", declarou outra moradora atendida pelo mutirão.
O prefeito Lucas Sanches, acompanhado do vice-prefeito Thiago Surfista, destacou a importância da assistência médica e social aos moradores da várzea do rio Tietê: "Estamos com o nosso time desde as 4h da manhã na rua dando todo o acolhimento possível para as famílias, café da manhã, almoço, e hoje iniciamos um mutirão pela saúde. Muita gente ficou andando no esgoto, colocando a vida em risco. Vamos estar nessa batalha sempre para ajudar a nossa população".
0 Comentários