Nesta semana, o prefeito Luis Camargo, o Dr. Camargo, representando a Prefeitura de Arujá, esteve na Secretaria Municipal de Segurança Pública de São Paulo, onde foi recebido pelo prefeito Ricardo Nunes e pelo secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando, para conhecer de perto o Programa "Smart Sampa". A iniciativa tem revolucionado o monitoramento eletrônico da Capital.
O Smart Sampa conta com 23 mil câmeras com tecnologia OCR e de reconhecimento facial espalhadas pelos 96 distritos da cidade, sendo 18 mil de propriedade do município e outras 5 mil privadas, integradas ao sistema. A meta é ambiciosa: até o final deste ano, espera-se que a cidade tenha 30 mil câmeras públicas, ampliando ainda mais a capacidade de vigilância e prevenção de crimes.
Além das câmeras, o programa conta com uma estrutura robusta de apoio, composta por 40 drones de última geração, mais de 600 veículos, mais de 200 motos e cerca de 100 equipes da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Essas equipes, compostas por três agentes cada, realizam patrulhamentos a pé em pontos estratégicos, conhecidos como “pontos de calor” da segurança em São Paulo.
Desde seu lançamento, em setembro do ano passado, o impacto do Smart Sampa tem sido significativo. Até o momento, cerca de 1.800 flagrantes de crimes foram registrados e prevenidos, 600 mandados de prisão foram cumpridos, além do importante suporte à GCM Ambiental no combate ao descarte irregular de entulho.
No futuro, o sistema será aprimorado com novas funcionalidades, incluindo a identificação de veículos roubados e o monitoramento do cumprimento de medidas judiciais, como o uso de tornozeleiras eletrônicas.
"O Smart Sampa mostra como a tecnologia pode ser uma aliada poderosa na promoção da segurança pública e no combate à criminalidade. Buscaremos, por meio do Condemat, trazer esse sistema para Arujá e toda a região do Alto Tietê", afirmou o prefeito Dr. Camargo.
0 Comentários