A Prefeitura de Guarulhos deu início, nesta segunda-feira (10), ao curso gratuito de costura e conserto para 26 mulheres na Casa da Mulher Clara Maria Vila Galvão. A iniciativa, coordenada pela Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, oferece aulas duas vezes por semana, nos períodos da manhã e da tarde, com o objetivo de capacitar as alunas para o mercado de trabalho e incentivar a independência financeira.

A subsecretária Vanessa de Jesus ressaltou a importância das unidades da Casa da Mulher na promoção de acolhimento e qualificação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade. “O papel da Casa é, além de oferecer um espaço de proteção e informação, criar oportunidades para que as mulheres tenham acesso ao mercado de trabalho e possam gerar renda”, afirmou.

A professora voluntária Sandra Lucia Mendes Alves Valentim, que atua na área da costura há 34 anos, destacou a relevância da capacitação para a autonomia das alunas. “Espero que elas saiam do curso realizadas, ganhando seu próprio dinheiro e enxergando novos horizontes para suas vidas”, disse.

Para Thiane Oliveira Camargo, de 33 anos, o curso representa a possibilidade de aprendizado e mais tempo ao lado dos filhos, de dois e cinco anos. “Quero aprender a costurar para poder trabalhar em casa e ficar mais próxima deles. Antes, eu era balconista de mercado e trabalhava de domingo a domingo, com poucas folgas. Essa capacitação me dá esperança de um futuro melhor”, contou a moradora do Recreio São Jorge, que está desempregada há um ano.

A Casa da Mulher Clara Maria Vila Galvão é uma das cinco unidades do município que oferecem cursos de qualificação e suporte para mulheres em busca de autonomia e novas oportunidades no mercado de trabalho.