Em sessão extraordinária realizada nesta segunda-feira (10), a Câmara Municipal de Guarulhos deliberou 19 projetos e rejeitou o PL 2/2025, que propunha a alteração da nomenclatura da Guarda Civil Municipal (GCM) para Polícia Municipal de Guarulhos. Durante a votação, vereadores se revezaram na tribuna para debater os temas em pauta.


Todos os projetos deliberados seguirão para análise e parecer das Comissões Técnicas Permanentes da Casa. Entre os destaques da sessão, estiveram o PL 237/2024, de autoria do vereador Edmilson Souza (PSOL), que propõe o uso de microcâmeras como parte do equipamento dos agentes da GCM; o PL 223/2024, do vereador Lamé (PCdoB), que institui os Núcleos de Convivência para o Idoso no município; e a Emenda à LOM nº 3/2024, que trata da licença para servidores públicos eleitos para cargos em associações de classe.

Tribuna Livre aborda transporte, saúde e campanha salarial
Três munícipes participaram da Tribuna Livre para expor reivindicações. O líder comunitário Rodrigo da Silva Udemburgo de Lima destacou problemas no transporte público do Jardim Soberana, onde vivem cerca de 40 mil pessoas, além da sobrecarga dos hospitais da região. Bianca Castro, por sua vez, cobrou melhorias no atendimento à população transgênero, mencionando a existência de um programa voltado à comunidade LGBTQIA+ no Alto Tietê, mas criticando a falta de profissionais especializados. Já o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Pedro Zanotti Filho, falou sobre a campanha salarial da categoria, apontando que diversas funções têm vencimentos equiparados ao salário mínimo.

Comissão de Obras terá reuniões semanais
O vereador Danilo Gomes (Republicanos) anunciou que a Comissão Técnica de Obras e Serviços Públicos passará a se reunir ordinariamente às segundas-feiras, às 12h20, na Câmara Municipal.

Audiência pública da Secretaria da Saúde para prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2024. será realizada no dia 17 às 9h.