Cidade avança com projetos de infraestrutura, saúde, educação e lazer, promovendo uma transformação histórica para a população

A Prefeitura de Itaquaquecetuba segue com um ritmo intenso de desenvolvimento urbano, somando 28 obras em andamento, que representam um investimento total de R$ 97 milhões. As intervenções abrangem áreas como infraestrutura, saúde, segurança, educação, lazer e esporte, impactando diretamente a qualidade de vida dos moradores.

Em 2024, sete grandes obras foram concluídas, entre elas a canalização do córrego Piratininga, a construção do muro de contenção no Louzada, a criação da Casa da Mulher, áreas de lazer em diversos bairros e a entrega da Arena Lazer SP, no Altos de Itaquá, em parceria com o governo estadual.

“É possível definir Itaquaquecetuba em dois momentos: um antes da nossa gestão e outro depois. Esse legado de transformação é fruto de uma administração que busca recursos e aplica cada centavo de forma responsável, pensando no bem-estar da população”, destacou o secretário de Governo e Obras, Marcello Barbosa.


Destaques das obras em andamento

Infraestrutura e transporte

A construção do Terminal Urbano Manoel Feio está 85% concluída, enquanto o Terminal Piratininga já alcançou 98% de conclusão. Além disso, a praça Juscelino Kubitschek passa por revitalização.

Saúde e inclusão

Na área da saúde, a construção da UBS Jardim Tropical está quase finalizada, com 98% de conclusão. A unidade, que atenderá sete bairros, foi erguida do zero e terá uma área de 1.200 m².

Outros destaques incluem:

  • A reforma das UBSs Recanto Mônica (75%), Centro e Jardim Miray (80%).
  • Clínica Veterinária com 98% de obra realizada.
  • Clínica-escola para estudantes autistas, um projeto pioneiro com 10% concluídos, que beneficiará crianças da rede municipal.

Educação

A pré-escola da Vila Celeste, construída sem recursos públicos, já está 98% concluída, enquanto a do Jardim Zélia chegou a 95%. O município também realiza melhorias em outras unidades, como adaptações para o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e criação de estacionamentos.

Segurança

A base comunitária da GCM no Monte Belo está 70% concluída e contará com estrutura moderna, incluindo guarita e pátio para viaturas. Reformas nas bases da Vila São Carlos e Maragogipe estão em andamento, além de intervenções nos bairros Jardim Luciana, Caiuby e Piratininga.

Lazer e esporte

A concha acústica do Parque Ecológico e a pista de skate da Vila Virgínia estão 98% concluídas. Obras de destaque incluem:

  • Novo campo no Jardim América.
  • Reforma da quadra da Vila Japão.
  • Área de lazer no Jardim do Carmo.
  • Melhorias no Campo do Brasil e construção de taludes no Parque Nossa Senhora das Graças.

Infraestrutura viária

O município avança no recapeamento e melhorias em diversos bairros, incluindo Jardim Carolina, Jardim Itaquá, Marengo, Louzada, Perobal, Nova Itaquá, entre outros.


Legado de transformação

O prefeito Eduardo Boigues reforçou o compromisso com o desenvolvimento urbano e social da cidade. “Itaquá está de cara nova, mais moderna e mais humana. Nosso objetivo é criar uma cidade que acolhe e oferece qualidade de vida. Esse legado já está impactando o presente e, sem dúvida, marcará o futuro”, afirmou.


Fotos: Dayane Oliveira - Obras concluídas e em andamento, como o Parque Viviane, Casa da Mulher, pista de skate da Vila Virgínia e base da GCM Monte Belo, ilustram os avanços de Itaquaquecetuba.