O Centro Universitário ENIAC, em Guarulhos, acaba de receber a autorização do Ministério da Educação (MEC) para abrir seu aguardado curso de Medicina. A aprovação foi oficializada em 30 de agosto e celebrada na manhã da última segunda-feira (2/09) em um evento que reuniu cerca de 150 pessoas, incluindo representantes da sociedade civil, do Sistema Único de Saúde (SUS), e membros dos poderes Legislativo e Executivo de cidades do Alto Tietê.


O curso, que já está com inscrições abertas para o vestibular, terá a primeira turma iniciando em setembro e conta com uma infraestrutura de ponta: são mais de 20 laboratórios dedicados à área da saúde. Os interessados em participar do processo seletivo podem se inscrever até o dia 16/09. A prova acontecerá em 20/09, e as aulas estão previstas para começar em 30/09.


"Trabalhamos mais de cinco anos para abrir o curso de Medicina. Aqui, os alunos vão começar a atender a comunidade logo no início do curso, colocando a mão na massa, como acontece em todas as nossas carreiras", afirmou o reitor do ENIAC, professor Ruy Guérios, durante a apresentação do projeto. Segundo ele, a avaliação do MEC foi rigorosa, atribuindo nota máxima à infraestrutura, corpo docente e projeto pedagógico em mais de 40 itens analisados.


Os estudantes do novo curso de Medicina terão uma formação prática robusta desde o início, prestando atendimento integrado ao SUS em diversas cidades do Alto Tietê. Entre os municípios que fazem parte das parcerias estratégicas com o ENIAC estão Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Santa Isabel. Isso permitirá que os alunos realizem estágios e internatos nos serviços de saúde pública dessas localidades, ganhando experiência prática e contribuindo para o fortalecimento da saúde regional.


O curso contará com uma equipe administrativa composta por Pedro Guérios, José Antonio Dias de Carvalho, Ericka Scarlassare, Caroline Galatti, Marcelo de Sá e Manoel Carlos Ribeiro. Já o corpo docente inclui professores renomados como Bruno José Martini Santos, Claudia Yamada Utagawa, Suely Rizzuti, Sérgio Guerra Sartor e Paulo Celso Pardi.


A primeira turma será composta por 60 alunos, com formatura prevista para 2030. Para mais informações e inscrições, os candidatos podem acessar o site do ENIAC até 16/09.