No último domingo (14), uma operação conjunta entre a Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) e o Departamento de Proteção Animal (DPAN) de Guarulhos resultou na interrupção de uma corrida de charretes na Vila Santo Henrique, localizada próximo ao número 280 da rodovia Ayrton Senna. Um cavalo, que estava amarrado à uma das charretes na pista, foi removido e agora está sob os cuidados do DPAN.


A ação foi tomada com base na lei 7.839/2020, que estabelece o Código de Proteção e Bem-Estar Animal do Município de Guarulhos, proibindo expressamente a utilização de tração animal na cidade. Além da remoção do animal, três charretes e dez motocicletas foram apreendidas e encaminhadas ao pátio de recolhimento.


Durante a operação, um homem presente no local foi identificado como foragido da Justiça, em razão de não pagamento de pensão alimentícia. Ele foi conduzido ao 1° Distrito Policial (DP), onde foi lavrado um boletim de ocorrência por captura de foragido. Uma mulher, que se apresentou como responsável pelo evento, também foi encaminhada ao 1° DP para as devidas providências legais.


A iniciativa reforça o compromisso das autoridades locais com o bem-estar animal e a aplicação das leis municipais de proteção, além de garantir a segurança e o cumprimento da legislação vigente.