O vereador Lucas Sanches, do Partido Liberal (PL), enfrenta repercussões legais após ter sido condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo por danos morais. A condenação está relacionada à exposição da imagem de um médico que trabalhava no Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso, ocorrida em agosto de 2022.

No incidente, o vereador adentrou à sala do médico de forma abrupta, questionando seu trabalho e fiscalizando suas atividades. O conteúdo foi posteriormente compartilhado nas redes sociais de Lucas Sanches.

Em sua sentença, a juíza Ana Paula Macéa Ortigosa, da 3ª Vara do Juizado Especial Civil da Comarca de Guarulhos, destacou que o vereador agiu de forma intimidatória e não demonstrou respeito ao profissional de saúde. O vídeo divulgado insinuava que o médico era responsável pelos problemas de atendimento no hospital, o que resultou em comentários prejudiciais à sua integridade moral.

A magistrada ressaltou que, embora o vereador tenha o direito de fiscalizar a prestação de serviços de saúde, ele deve fazê-lo de maneira responsável e equilibrada, sem violar os direitos dos outros. A exposição do médico, segundo a juíza, não contribui para a resolução dos problemas e não atinge suas causas.

A decisão, proferida em 27 de abril de 2023, determinou a exclusão do vídeo de todas as redes sociais em que foi veiculado e o pagamento de R$ 10.000,00 a título de danos morais. O vereador recorreu da sentença, mas teve seu recurso negado.

O caso destaca a importância do respeito à integridade moral e profissional dos indivíduos, bem como a responsabilidade no uso das redes sociais para evitar danos à reputação e à dignidade das pessoas.

"A Rede Cidade Live entrou em contato com o Vereador Lucas Sanches.. 
Segue nota enviada pela assessoria de imprensa:

Sobre a matéria “Vereador Lucas Sanches, de Guarulhos, é condenado por danos morais após expor médico em vídeo”, publicada pela  “Rede Cidade Live”, em 20 de março de 2024 (quarta-feira), é importante esclarecer que:


Em nenhum momento, o vereador Lucas Sanches (PL), no cumprimento de seu papel de parlamentar e de fiscal do povo, demonstrou alteração de comportamento, tampouco ofendeu, direta ou indiretamente, o profissional presente no momento da fiscalização, nem a equipe da unidade de saúde.


Ao adentrar na sala do médico, na ocasião, o parlamentar, de pronto, se identificou e cumpriu seu dever de fiscalizar, verificando, in loco, possíveis irregularidades no atendimento ao cidadão de Guarulhos-SP. 


Por outro lado, e segundo o que indica os autos, o profissional em questão pode ter se sentido incomodado devido, principalmente, à manifestação por parte de pacientes que aguardavam atendimento médico no local. 


A decisão do Tribunal do Juizado Especial Cível sobre o tema é de abril de 2023, sendo que todas as medidas legais já foram adotadas por parte do vereador, que sempre está à disposição da Justiça e respeita suas deliberações. 


Cumpridor de seus deveres, Sanches segue com seu trabalho em Guarulhos em prol da população.