A BioNTech, conhecida por seu pioneirismo na produção de vacinas de mRNA para combater a Covid-19, agora direciona seus esforços para o desenvolvimento de tratamentos revolucionários contra o câncer. A empresa alemã está investindo em pesquisas que visam não apenas tratar, mas também prevenir e combater diversas formas da doença utilizando a mesma tecnologia inovadora de RNA mensageiro (mRNA).

A vacina terapêutica contra o câncer de pele, atualmente em estágio avançado de testes, é a aposta mais promissora da BioNTech, que espera sua aprovação já em 2025. Além disso, a empresa planeja lançar o primeiro medicamento para tratamento do câncer já em 2026, embora não tenha especificado contra qual tipo específico de câncer será direcionado. No entanto, os candidatos mais promissores incluem subtipos agressivos de câncer de pulmão (NSCLC metastático) ou de mama (HER2).

O professor Ugur Sahin, CEO e cofundador da BioNTech, expressou a ambição da empresa em transformar o cenário do tratamento oncológico: "Nosso investimento em oncologia abrange vários candidatos em estágio avançado de desenvolvimento clínico. Estamos focados em remédios experimentais, vacinas de mRNA e imunoterapias inovadoras, com o objetivo de obter aprovações de produtos em dez indicações oncológicas até 2030, melhorando assim as opções de tratamento para pacientes em todo o mundo."

Os testes dos remédios contra o câncer da BioNTech abrangem uma variedade de tipos de tumor, incluindo melanoma, próstata, cabeça e pescoço, ovário, testículo, pulmão e colorretal. A empresa espera arrecadar cerca de 10 bilhões de dólares até 2030 com o desenvolvimento desses medicamentos.

A empresa destaca a complexidade do tratamento do câncer devido à heterogeneidade e variabilidade dos tipos de tumor, o que requer estratégias específicas para cada um deles. Os remédios em desenvolvimento pela BioNTech combinam tecnologias de anticorpo-droga (ADC), que utilizam um anticorpo projetado para combater células cancerígenas específicas, juntamente com um potencializador da quimioterapia. Esse enfoque promissor oferece novas esperanças na luta contra o câncer e aponta para um futuro promissor na área da oncologia.