Durante a sessão desta segunda-feira, a Câmara de Vereadores de Guarulhos aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 345/2023, de autoria do vereador Ticiano (Cidadania), que institui o Programa de Apoio à Saúde da Mulher. A iniciativa visa garantir que exames de mamografia sejam realizados em até 30 dias após a solicitação médica para mulheres com suspeita de câncer de mama.


O presidente da Casa, vereador Ticiano, destacou a importância do projeto para a saúde das mulheres da cidade, ressaltando que o objetivo principal é salvar vidas. "Nós estamos no mês da Mulher e esse é um projeto importante, que dá uma esperança a mais quando existe a suspeita de câncer", afirmou.


Segundo a proposta aprovada, a rede pública municipal terá o prazo máximo de 30 dias para agendar a realização da mamografia para as mulheres com suspeita da doença. Ticiano enfatizou que o projeto visa garantir agilidade e conforto para as mulheres em um momento tão delicado. "Hoje as mulheres sofrem muito, principalmente quando têm suspeita. Esse projeto visa garantir agilidade. Desde que a Prefeitura cumpra, vai salvar muitas vidas; vai salvar muitas mulheres na nossa cidade", ressaltou o vereador.


Agora, o projeto segue para a sanção do Prefeito Guti, e aguarda-se a implantação do programa através da Secretaria de Saúde de Guarulhos. Com essa medida, espera-se contribuir para a prevenção e o tratamento precoce do câncer de mama, promovendo a saúde e o bem-estar das mulheres guarulhenses.