A cidade de Arujá celebra mais um passo em direção à preservação ambiental e ao cuidado com a saúde pública com a inauguração do segundo Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de Resíduos da Construção Civil (RCC), localizado no Jardim Emília. A iniciativa, promovida pela Prefeitura Municipal, visa não apenas incentivar, mas também facilitar o descarte adequado desses materiais, contribuindo para a redução da poluição ambiental e para a prevenção de riscos à saúde decorrentes da má gestão de resíduos.


O PEV do Jardim Emília é o segundo de uma série de quatro unidades que a administração municipal planeja instalar em Arujá. O primeiro está situado no Parque Rodrigo Barreto. Esses pontos estratégicos foram escolhidos para atender às necessidades da população, garantindo acesso fácil e adequado para o descarte responsável de entulhos de construção, reforma e demolição.


Localizado na rua Tomi Miura, 90, o novo PEV funcionará de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h; às sextas, das 8h às 16h e, aos sábados, das 8h às 14h. Ele receberá resíduos de construção civil provenientes de pequenos geradores, como obras domésticas e reformas, permitindo que cada pessoa entregue até 1 metro cúbico (m³) de RCC por dia, o que equivale a 10 sacos de resíduos de 100 litros ou a 18 sacos de 60 litros, diariamente.


Nos últimos 12 meses, a Prefeitura de Arujá já recolheu aproximadamente 17 mil toneladas de RCC, totalizando cerca de 11.300 metros cúbicos de resíduos. Esse número reflete não apenas a necessidade de uma gestão eficiente desses materiais, mas também o engajamento da população em adotar práticas mais sustentáveis.


O prefeito Dr. Camargo destacou a importância do cuidado com o ecossistema e ressaltou a urgência de medidas para preservação ambiental: "Não adianta nada vivermos nesse mundo tão complicado se não tivermos ar para respirar. Nós precisamos cuidar do meio ambiente. Isso é necessário porque, daqui a pouco, não dá mais para ser resolvido. Temos que pensar nisso", afirmou o chefe do Executivo Municipal.


O secretário municipal de Serviços, Rodolfo Machado, enfatizou a relevância da inauguração do PEV para a cidade de Arujá, conhecida como "Cidade Natureza": "Era inadmissível que não houvesse um PEV para receber os RCCs da população. E, hoje, estamos entregando o segundo", concluiu o secretário, destacando o compromisso da administração com a preservação ambiental e o bem-estar da comunidade.