O ano de 2023 encerrou com uma presença notável nos corredores do Congresso Nacional: Rosana Valle (PL-SP) emerge como a deputada federal mais assídua da Baixada Santista. Com um comparecimento impressionante em 107 sessões parlamentares, sua participação foi excepcional, refletindo um comprometimento ímpar com as causas da região.
Como presidente da Executiva Estadual do PL Mulher de São Paulo, Rosana afirmou que sua presença constante nas sessões é vital para o debate e a votação de matérias cruciais para o desenvolvimento social e econômico do Brasil, especialmente para Santos e toda a região.
A exceção das ausências da deputada, totalizando oito sessões, ocorreu devido a uma missão oficial no Japão. No entanto, esse tempo fora do país não diminuiu seu compromisso com a representação da Baixada Santista.
“O ano de 2023 foi de trabalho árduo e conquistas significativas. Tive a honra de participar de grandes discussões e votações, incluindo a proteção do Marco do Saneamento e a aprovação do Marco Temporal das Terras Indígenas”, comentou Rosana Valle, a mais votada da região na última eleição.
Os demais deputados da Baixada Santista registraram frequências inferiores. Alberto Mourão (MDB) marcou 97 presenças e cinco ausências, enquanto o Delegado Da Cunha (Progressistas) compareceu a 91 sessões e se ausentou em 12. Já Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) teve 81 presenças e justificou 31 ausências, além de duas injustificadas.
Rosana não apenas marcou presença; sua atuação legislativa foi significativa. Apresentou 250 projetos, representando cerca de 30,22% do total de propostas feitas pelos deputados da Baixada Santista. Dentre eles, destacam-se a criação do Fundo de Apoio Portuário à Infraestrutura e a alocação de recursos do Fundo Nacional no combate ao tráfico de drogas em cidades portuárias.
Além disso, Rosana foi relatora de um projeto crucial que torna prioritário o transporte de órgãos para transplante e tratamento. Esse projeto, que estava em tramitação desde 2014, obteve impulso com sua relatoria e está prestes a ser sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2024.
No cenário político, Rosana recebeu apoio público do ex-presidente Jair Bolsonaro, hoje presidente de honra do PL, reforçando a pré-candidatura da deputada à Prefeitura de Santos. A ideia é contar também com o apoio do governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), unindo esforços em uma única candidatura no município nas eleições deste ano.
0 Comentários