A 4ª Conferência Nacional da Juventude, encerrada no domingo (17), reuniu 1.300 delegados de todo o país, incluindo representantes de Guarulhos, onde sete jovens do Conselho Municipal da Juventude contribuíram com propostas significativas. Durante os quatro dias do evento em Brasília, as discussões se centraram nas políticas públicas para a faixa etária de 15 a 29 anos, destacando-se quatro propostas da cidade paulista que ganharam relevância, especialmente nas áreas de educação e cultura.
A conselheira Yasmim Ricciardi defendeu com ênfase a criação de um Plano Nacional contra a Evasão Escolar, visando garantir acesso e permanência estudantil em todos os níveis de ensino. Ela propôs, ainda, a equipagem de creches em universidades públicas para estudantes mães desassistidas.
No campo da educação, Leonardo Argollo propôs a estruturação de um novo Plano Nacional de Financiamento da Educação, abarcando a expansão e manutenção do ensino. Sua proposta inclui o planejamento de assistência, especialmente no ensino básico, por meio da taxação de grandes fortunas, dividendos do petróleo e do fundo social do pré-sal.
Na esfera cultural, Lucas Felipe, presidente do Conselho Municipal de Juventude de Guarulhos, pleiteou apoio financeiro para que os jovens sejam protagonistas nesse cenário. Sua proposta envolve a criação de editais, capacitações e recursos diversos, com foco na desburocratização e descentralização do acesso. Lucas defendeu a inclusão de cotas em editais para jovens periféricos, negros, quilombolas, indígenas, assentados, acampados e de comunidades tradicionais. Além disso, destacou a importância da construção e reativação dos pontos de cultura, tornando isso uma política contínua, independente da gestão vigente.
Para Lucas, a 4ª Conferência Nacional de Juventude marca um ponto crucial para as juventudes brasileiras, especialmente para os jovens de Guarulhos. Ele enfatizou que o evento representa a retomada do diálogo entre o governo e a juventude, assim como a reconstrução da Política Nacional de Juventude.
Além das discussões, os participantes se envolveram em painéis abordando temas cruciais para a juventude brasileira, como a participação internacional dos jovens na agenda 2030, experiências globais e ações locais. Também contribuíram para o lançamento da campanha de mobilização da juventude durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O evento foi marcado pela assinatura de um decreto pelo presidente Lula e pelo secretário geral da Presidência, Marcio Macedo, que restabelece o Conselho Nacional de Juventude. Adicionalmente, foi instituída a portaria que estabelece o "Programa Estação Juventude", visando promover ações pela emancipação e garantia dos direitos dos jovens. Um termo de cooperação com o Sebrae também foi acordado para fortalecer o empreendedorismo dos jovens em áreas periféricas.
0 Comentários