Uma ação coordenada entre a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal está programada para dar início à "Operação Impacto Integrado" nas cidades de Guarulhos, Arujá e Santa Isabel. O objetivo principal é combater roubos, furtos de veículos, irregularidades com motocicletas e outros crimes na região, além de cumprir mandados de prisão e apreensão.


Esta operação, prevista para ser desencadeada às 15h00min do dia 27 de dezembro de 2023, também visa fiscalizar os presos liberados temporariamente por conta da "saída de natal". A ação contará com um efetivo expressivo de policiais, envolvendo diversos comandos e unidades especializadas das forças policiais estaduais e federais.


Entre as unidades participantes, destacam-se o Comando de Policiamento de Área Metropolitana Sete, Comando de Policiamento Ambiental, Comando de Policiamento de Trânsito, entre outros batalhões e divisões estratégicas, totalizando aproximadamente 300 policiais e cerca de 120 viaturas.


O local de início da operação está marcado para o estacionamento do clube CECAP, localizado na Avenida Odair Santanelli, 215, CECAP, na cidade de Guarulhos/SP. O helicóptero "Pelicano" da Polícia Civil também estará engajado nessa ação conjunta, fortalecendo o aparato de segurança aérea durante a operação.


Os responsáveis pela coordenação dessa iniciativa são Gustavo Mesquita, Delegado Coordenador do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil, e Fúlvio Mecca, Delegado de Polícia Titular do 5º DP, ambos da Delegacia Seccional de Guarulhos/SP.


A proposta final desta operação é proporcionar maior sensação de segurança à população durante o período festivo, reforçando a presença e a atuação das forças policiais em áreas estratégicas para a prevenção e contenção de crimes.