A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos e a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) celebraram, nesta quinta-feira (21), a formatura de 121 novos agentes da autoridade de trânsito. Dentre eles, 93 são GCMs de Guarulhos, 24 de Arujá e quatro de Itararé, após completarem um curso de 200 horas, composto por estudos teóricos e práticos.

O conteúdo programático abrangeu disciplinas alinhadas às diretrizes da portaria 966/2022, da Secretaria Nacional de Trânsito. Essa formação é direcionada aos profissionais que desempenham atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento nos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito.

A coordenação das aulas ficou a cargo da STMU, realizadas na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas, abordando tópicos como legislação de trânsito, o papel educativo do agente, ética e cidadania, noções de engenharia de tráfego e sinalização, psicologia aplicada, língua portuguesa, além de operação e fiscalização de trânsito.

O corpo docente foi composto por instrutores especializados da STMU e da GCM, com contribuições da professora e psicóloga Ana Maria da Silva, palestras do inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Sérgio Manuel de Castro e técnicos da empresa Serget.

O secretário para Assuntos de Segurança Pública, Márcio Pontes, destacou a excelência do curso, sua organização e a qualidade do corpo docente, salientando a certificação emitida pela Escola Pública de Trânsito, que enriqueceu e ampliou o entendimento sobre trânsito e mobilidade urbana.