O Governo de São Paulo mantém seus serviços essenciais e de atendimento ao público em pleno funcionamento, mesmo diante dos desafios causados pelas chuvas ocorridas na última sexta-feira (3). Embora algumas regiões da capital e municípios vizinhos ainda enfrentem desabastecimento de energia elétrica, os órgãos estaduais asseguram que a prestação de serviços à população será mantida.
A Secretaria de Estado da Saúde tranquiliza a população, informando que todos os hospitais estão operando normalmente e estão equipados com geradores para garantir o fornecimento de energia em caso de falhas. Os serviços de saúde nas unidades estaduais continuam sendo prestados regularmente.
Delegacias, distritos policiais e um batalhão da Polícia Militar que haviam ficado sem energia já estão em pleno funcionamento, sem registros de novas interrupções ou prejuízo na comunicação de ocorrências. No entanto, o temporal causou danos em sete viaturas, que permanecerão fora de serviço até que os reparos sejam concluídos.
Nas escolas da rede estadual de ensino, as aulas estão programadas para ocorrer normalmente. Caso haja alguma dificuldade pontual em alguma unidade, a Secretaria da Educação irá disponibilizar conteúdo através do Centro de Mídias, e os pais serão informados pelos coordenadores escolares caso alguma unidade precise ser fechada temporariamente.
Nas unidades do Centro Paula Souza, como a Etec Getúlio Vargas na capital e nas Etecs de Itapetininga e Piraju, as aulas serão ministradas remotamente, garantindo que os alunos não sejam prejudicados. Nas universidades estaduais (USP, Unesp e Unicamp), as atividades também seguirão normalmente.
Todos os postos do Poupatempo estarão abertos nesta segunda-feira. Em caso de problemas relacionados à energia elétrica em algum posto, haverá entrega de documentos e orientação para reagendamentos. A Prodesp, empresa de Tecnologia do Governo do Estado, garante que o data center está operando normalmente e que todos os serviços digitais estão funcionando sem interrupções.
Os serviços de assistência social, como os restaurantes e unidades móveis do Bom Prato, continuarão atendendo regularmente. Além disso, parques estaduais, postos da Cetesb e os serviços de Metrô, CPTM e ônibus da EMTU funcionarão normalmente.
No que diz respeito ao abastecimento de água, a Sabesp solicita que os moradores da capital e da Grande São Paulo economizem água até que o sistema de abastecimento esteja completamente normalizado. As fortes chuvas da sexta-feira passada afetaram o fornecimento de energia em diversas instalações e estações elevatórias da empresa, afetando o nível dos reservatórios e, consequentemente, o abastecimento em várias regiões.
Atualmente, ainda há pontos sem energia que afetam o abastecimento em algumas localidades. A Sabesp está em contato constante com as concessionárias de energia para recuperar as instalações e está trabalhando para normalizar a situação o mais rápido possível. A empresa recomenda que os clientes priorizem o uso da água para higiene e alimentação até a normalização completa.
Quanto à situação das chuvas, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Estado de São Paulo confirmaram sete mortes relacionadas às intempéries, além de cerca de cem desabamentos em todo o estado. Até o momento, não há previsão de novas tempestades e vendavais para os próximos dias. A situação segue sendo monitorada pelas autoridades competentes.
0 Comentários